Re: Erro médico e as seguradoras

From: Dr Jorge de Oliveira Cruz (drcruz@nutecnet.com.br)
Sat, 18 Dec 1999 11:57:46 -0200

Caro dr.Jacyr Ao ler a sua mensagem , chego a dar graças a Deus por termos colegas que "ainda não dobraram seus joelhos a Baal". Durante os ultimos vinte e cinto anos tenho clinicado numa pequena cidade. Isso me coloca muito proximo das familias que atendo. Tenho sentido a mudança no comportamento dessas familias com relaçao a tolerarem menos as falhas quanto " aos resultados esperados" . No entanto eh gritante a açao do Capital no tocante a essa mudança. O dinheiro precisa mudar de maos e "doa a quem doer". Isso eh assustador pois quem pode se contrapor a tal poder.... Quando vc. afirma que "somos uma sociedade organizada" pergunto: A nossa AMB , o nosso CFM nao deveriam intervir, chamando para si essa discussao e transformando isso em "briga de bichos grandes".. convocando a OAB ou e os poderes representativos do judiciario (pergunto) ... Caso contrario , isolados, seremos presa facil daqueles que nos consideram um "novo nicho economico". Lembro-me de uma frase : " ou nos defendemos abraçados ou seremos engolidos isoladamente". Votos de Feliz Natal e um Ano Novo com menos nuvens negras no horizonte... Jorge.

--
----------
De: José Jacyr Leal Júnior <caf@jacyrleal.com.br>
Para: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@talk.obgyn.net>
Assunto: Erro médico e as seguradoras
Data: Sexta-feira, 17 de Dezembro de 1999 02:47

MENSAGEM DAS SEGURADORAS À CLASSE MÉDICA: "ERRO MÉDICO" VACINE-SE CONTRA ESSA ENDEMIA.

Até quando vamos ouvir "Erro médico" ? Quem deu o direito a algumas pessoas, que só valorizam o médico quando precisam dele, a arbitrariamente utilizar-se dessa linguagem para fins estúpidos ? Porque que a ameaça deve ser a chave para o enriquecimento de poucos ? Diariamente são criados vírus de computador para manter a venda mundial de softwares antivírus. Equipamentos diversos são fabricados com vida útil pré-estabelecida para que você seja obrigado a comprá-lo novamente, após algum tempo. Não vamos fugir ao assunto, mesmo tendo centenas de exemplos que todos conhecem, mas temos que erradicar definitivamente o termo "erro médico". Gazeta do Povo Curitiba 16/12/1999: Seguradoras envolvidas com o roubo de automóveis. Todas as seguradoras são então desonestas ? Todo vendedor quer "empurrar" uma mercadoria avariada ? Todo juiz é ladrão ? Todo policial corrupto ?

1o- TODO MAU RESULTADO NO ATENDIOMENTO MÉDICO É ERRO ? 2o- TODA RESPONSABILIDADE É SEMPRE DO MÉDICO ?

Não quero iniciar aqui mais uma ladainha contra as parcas verbas destinadas ao Sus ou às exigências burras dos convênios médicos dificultando ou até impedindo a adequada relação médico paciente. Também não vou aqui defender o mau médico, o mau vendedor, político, juiz, policial ...etc, etc, etc. Mau caráter é próprio do ser humano e não de uma profissão. E erro é inerente a qualquer um, mesmo se bem intencionado. Quero sim declarar o meu desprezo àqueles que buscam benefícios às custas do prejuízo, ignorância e da dor de outros. A imensa maioria dos processos movidos contra médicos é motivada pela tristeza e dúvidas, frente a resultados não esperados. Dúvidas essas hoje, tremendamente instigadas à população por interesses de terceiros e algumas vezes até pelas próprias vítimas, que vêem naquele momento uma oportunidade de algum ganho financeiro. Outro dia, num fórum sobre defesa profissional relatei meu questionamento a uma seguradora que me oferecia seus planos: Quando questionei como elas absorveriam os montantes vultuosos das indenizações, o corretor então respondeu com um sorriso: - Não doutor esses planos só cobrem as custas jurídicas ! Aí me dei conta de mais uma classe tentando "engolir" outra. Quem afinal estipula as "custas advocatícias" porque elas são tão elevadas, que precisamos até fazer seguro somente para elas ? E a minha pergunta aos juízes e advogados no fórum foi: Porque vocês nos cobram tanto ? Não houve resposta. Voltando ao corretor: - Mas doutor, é apenas R$158,00 mensais e o Sr. Não se preocupa mais. R$158,00 para ginecologia, R$158,00 para obstetrícia e ah! Sim R$158,00 para cirurgia porque aquele R$158,00 era para ginecologia clínica e você só está protegido se provocar dano a sua paciente no consultório, mas não no centro cirúrgico. Ah! Quase esqueci R$158,00 para o ultra-som que o Sr. Também pratica. - No ano que vêm o valor pode subir não é doutor, o Sr. sabe, é como seguro de Gol: roubam tanto que o prêmio do seguro é mais alto. E da forma como aumentam as reclamações contra médicos... Infelizmente a "lei dos homens" está imperfeita demais. O erro jurídico, o erro do paciente, sua má interpretação, a má intenção de tantos, tem-se mostrado muito mais freqüente do que a verdadeira culpa médica. Caros amigos ! Só acredito em uma saída: Somos uma sociedade organizada e respeitada. Vamos nos manter unidos e EXIGIR RESPEITO das demais instituições. Não podemos deixar que as dificuldades diárias, nos façam esquecer o que desde o princípio propusemos, para nós e para nossa família, quando escolhemos essa maravilhosa profissão: A profunda vontade de ajudar a quem sofre, a busca constante da adequada relação médico-paciente, a felicidade pelo objetivo alcançado e a grata remuneração pelo trabalho realizado. Hoje eu quero serenidade para reconhecer e evitar o mau paciente, tranqüilidade quando eu finalmente errar, sabedoria e dignidade para enfrentar as conseqüências. Afinal se eu causar dano a alguém, devo assumir minha responsabilidade. Mas se for de forma justa, não terei medo. E com certeza, não precisarei de seguro.

P.S. Atenda sempre seus pacientes como a um filho, com amor, atenção, conhecimento e responsabilidade... e sobrarão poucos motivos para você ser processado.

José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda. Diretor do Departamento de Convênios da AMP caf@jacyrlela.com.br http://www.jacyrleal.com.br

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:38:51 2008