Re: Erro médico e as seguradoras

From: jamil (jamil@ubinet.com.br)
Sun, 13 Jan 1980 12:58:07 -0200

CARO COLEGA, SE ME PERMITE CHAMA-LO ASSIM, POIS FRENTE AO EXPOSTO EM SUA CRÔNICA,.FIQUEI ABSROLVIDO NOS MEUS PENSAMENTOS, , VOLTANDO AO PRINCIPIO PELO QUAL, ESCOLHEMOS ESSA PROFISSAO, TANTAS VEZES NOS DEDICAMOS A ELA, SACRIFICANDO ATE MESMO NOSSAS PROPRIAS NECESSIDADES,COMO A FAMILIA , NOSSOS FILHOS, NOSSAS ESPOSAS, A NÓS MESMO,, ME PERMITA CHAMA-LO DE MEU COLEGA, POIS ME SENTI TAO PEQUENO, FRENTE AO QUE EXPOS, POIS A GRANDEZA DE SEUS PENSAMENTOS, ME FEZ SENTIR ENOBRECIDO PELA MANEIRA QUE TRATO MINHAS PACIENTES E ME SINTO QUANDO ESCUTO FALAR DESSA CLASSE DE UMA MANEIRA ESDRUXULA, ME SINTO COM UMA FORCA DE DENTRO DE MIM, COM VONTADE DE GRITAR AOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, QUE TEMOS QUE REAVER A FIGURA DO MEDICO COMO AQUELE QUE DEDICA SUA VIDA A CUIDAR E AMPARAR AS NECESSIDADES DAQUELES QUE PRECISAM, COM AMOR , COM DEDICAÇÃO...... EXISTE OPORTUNISTAS PARA TUDO, NESSA VIDA DESENFREADA AONDE O CANIBALISMO IMPERA. A FIGURA DO MÉDICO ESTA SENDO DEVORADA, ACABADA E MASSACRADA, E POR TODOS, .. MAS COMO NAO DEVERIA SER SE A MAIS NOBRES DAS PROFISSOES, ESTA NAS MAOS DE POLITICOS, PESSOAS ANALOGICAMENTE FALANDO COMO CANIBAIS, QUE USURPAM A MEDICINA E O MEDICO COMO TRAMPOLINS.. APROVEITO SUAS PALAVRAS PARA DESABAFAR CONTRA TUDO ISSO QUE ESTÁ AÍ, GRUPOS DE SEGURO , GRUPO DE CONVENIOS, GRUPO PRINCIPALMENTE, DE POLITICOS E POLITICAGENS AVARENTAS,, PEÇO, ENCARECIDAMENTE, A TODOS OS COLEGAS DE PROFISSAO, VAMOS NOS UNIR, VAMOS TRAZER DE VOLTA A FIGURA DO MÉDICO, DA PESSOA DE COLOCAMOS A NOSSA CONFIANCA E NOSSO BEM ESTAR , VAMOS FAZER DELE O NOSSO AMIGO. CARO COLEGA QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO VC PARA QUE TENHA SEMPRE ESSE FOGO DO AMOR AO PROXIMO E AMOR A NOSSA PROFISSAO E AOS COLEGAS COMO DEMONSTRA TER, VAMOS RESGATAR NOVAMENTE A DIGNIDADE DE NOSSA CLASSE TAO SOFRIDA E DESGASTADAS, AONDE EXISTE UMA CORRENTE DE USURPADORES, QUE O OBJETIVO É O DESGASTE DA IMAGEM SOCRÁTICA..

DR.JAMIL, G/O... UBIRATÃ/PR -----Mensagem original----- De: José Jacyr Leal Júnior <caf@jacyrleal.com.br> Para: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@talk.obgyn.net> Data: Domingo, 19 de Dezembro de 1999 00:48 Assunto: Erro médico e as seguradoras

MENSAGEM DAS SEGURADORAS À CLASSE MÉDICA: “ERRO MÉDICO” VACINE-SE CONTRA ESSA ENDEMIA.

Até quando vamos ouvir “Erro médico” ? Quem deu o direito a algumas pessoas, que só valorizam o médico quando precisam dele, a arbitrariamente utilizar-se dessa linguagem para fins estúpidos ?

Porque que a ameaça deve ser a chave para o enriquecimento de poucos ? Diariamente são criados vírus de computador para manter a venda mundial de softwares antivírus. Equipamentos diversos são fabricados com vida útil pré-estabelecida para que você seja obrigado a comprá-lo novamente, após algum tempo. Não vamos fugir ao assunto, mesmo tendo centenas de exemplos que todos conhecem, mas temos que erradicar definitivamente o termo “erro médico”.

Gazeta do Povo Curitiba 16/12/1999: Seguradoras envolvidas com o roubo de automóveis. Todas as seguradoras são então desonestas ? Todo vendedor quer “empurrar” uma mercadoria avariada ? Todo juiz é ladrão ? Todo policial corrupto ?

1o- TODO MAU RESULTADO NO ATENDIOMENTO MÉDICO É ERRO ?

2o- TODA RESPONSABILIDADE É SEMPRE DO MÉDICO ?

Não quero iniciar aqui mais uma ladainha contra as parcas verbas destinadas ao Sus ou às exigências burras dos convênios médicos dificultando ou até impedindo a adequada relação médico paciente. Também não vou aqui defender o mau médico, o mau vendedor, político, juiz, policial ...etc, etc, etc. Mau caráter é próprio do ser humano e não de uma profissão. E erro é inerente a qualquer um, mesmo se bem intencionado.

Quero sim declarar o meu desprezo àqueles que buscam benefícios às custas do prejuízo, ignorância e da dor de outros.

A imensa maioria dos processos movidos contra médicos é motivada pela tristeza e dúvidas, frente a resultados não esperados. Dúvidas essas hoje, tremendamente instigadas à população por interesses de terceiros e algumas vezes até pelas próprias vítimas, que vêem naquele momento uma oportunidade de algum ganho financeiro.

Outro dia, num fórum sobre defesa profissional relatei meu questionamento a uma seguradora que me oferecia seus planos: Quando questionei como elas absorveriam os montantes vultuosos das indenizações, o corretor então respondeu com um sorriso: - Não doutor esses planos só cobrem as custas jurídicas ! Aí me dei conta de mais uma classe tentando “engolir” outra. Quem afinal estipula as “custas advocatícias” porque elas são tão elevadas, que precisamos até fazer seguro somente para elas ? E a minha pergunta aos juízes e advogados no fórum foi: Porque vocês nos cobram tanto ? Não houve resposta.

Voltando ao corretor: - Mas doutor, é apenas R$158,00 mensais e o Sr. Não se preocupa mais. R$158,00 para ginecologia, R$158,00 para obstetrícia e ah! Sim R$158,00 para cirurgia porque aquele R$158,00 era para ginecologia clínica e você só está protegido se provocar dano a sua paciente no consultório, mas não no centro cirúrgico. Ah! Quase esqueci R$158,00 para o ultra-som que o Sr. Também pratica. - No ano que vêm o valor pode subir não é doutor, o Sr. sabe, é como seguro de Gol: roubam tanto que o prêmio do seguro é mais alto. E da forma como aumentam as reclamações contra médicos...

Infelizmente a “lei dos homens” está imperfeita demais. O erro jurídico, o erro do paciente, sua má interpretação, a má intenção de tantos, tem-se mostrado muito mais freqüente do que a verdadeira culpa médica.

Caros amigos ! Só acredito em uma saída: Somos uma sociedade organizada e respeitada. Vamos nos manter unidos e EXIGIR RESPEITO das demais instituições. Não podemos deixar que as dificuldades diárias, nos façam esquecer o que desde o princípio propusemos, para nós e para nossa família, quando escolhemos essa maravilhosa profissão: A profunda vontade de ajudar a quem sofre, a busca constante da adequada relação médico-paciente, a felicidade pelo objetivo alcançado e a grata remuneração pelo trabalho realizado. Hoje eu quero serenidade para reconhecer e evitar o mau paciente, tranqüilidade quando eu finalmente errar, sabedoria e dignidade para enfrentar as conseqüências. Afinal se eu causar dano a alguém, devo assumir minha responsabilidade. Mas se for de forma justa, não terei medo. E com certeza, não precisarei de seguro.

P.S. Atenda sempre seus pacientes como a um filho, com amor, atenção, conhecimento e responsabilidade... e sobrarão poucos motivos para você ser processado.

José Jacyr Leal Júnior

Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda.

Diretor do Departamento de Convênios da AMP

caf@jacyrlela.com.br

http://www.jacyrleal.com.br

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:38:51 2008