![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Parto humanizadoFrom: elpidio (elpidio@fortalnet.com.br)Wed, 11 Dec 1996 17:15:54 -0200
Caro Jacyr. Esta questão não é nova. O SUS ao estabelecer percentuais para o parto "normal" tem criado uma série de problemas, agravando a desumanização no atendimento das gestantes em todo o Brasil. Há alguns dias fui cahamado às pressas a hum hospital/maternidade para atender uma senhora que estava dando à luz a uma criança através de parto pélvico. A cena foi chocante. Felizmente foi possível prestar assistência obstétrica e de perinatologia e os dois sobreviveram, mas sei de muitas mulheres ou recém nascidos que não tiveram a mesma sorte. O parto humanizado é aquele que, por via vaginal ou abdominal, recebe todo o apoio humano e tecnológico da equipe que o assiste e tem como resultado um recém nascido sem traumas e apto a enfrentar o novo mundo, além de uma mãe satisfeita pela sua chegada e também com o atendimento que teve. È possivel com a estrutura que o SUS oferece??? Elpídio Nogueira -----Mensagem original----- De: José Jacyr Leal Júnior <caf@jacyrleal.com.br> Para: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@talk.obgyn.net> Data: Quinta-feira, 9 de Dezembro de 1999 21:04 Assunto: Parto humanizado Olá Amigos Estive um tempo fora e acho que não fui o único. É sempre um prazer "conversar" nessa Lista. Fui convidado a acompanhar os trabalhos do Comitê de Mortalidade Materna na Secretaria de Saúde do Paraná e aliás fiquei impressionado com o que desenvolvem. Mas após muitos debates, gostaria de ter a opinião dos colegas: O que é para cada um de vocês um "Parto Humanizado", ele realmente existe ? pode ser oferecido ? e o que poderia ser melhorado à nossa tão sofrida população. Abraços pré natalinos !!! José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda. Curitiba - Paraná - Brasil caf@jacyrleal.com.br http://www.jacyrleal.com.br
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:38:51 2008 |
|