![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: endometrio anormalFrom: jacyrleal (jacyrleal@jacyrleal.com.br)Thu, 11 Nov 1999 20:36:48 -0200
Prezados colegas O US não dá diagnóstico de hiperplasia. Mesmo não tendo a suspeita de gestação, esse US referido, no máximo deveria trazer um laudo constando: útero com pequeno aumento de volume e endométrio espessado em x mm e irregular. Com relação ao termo "endométrio anormal", não sei que tipo de anormalidade foi referida pelo exame anátomo-patológico - mas muito estranho um laudo que não define qual "anormalidade". Imagens US podem nos sugerir alterações hiperplásicas endometriais com espessamentos e pequenos cistos irregulares, porém nunca definem qual de suas formas progressivas. Com relação a dúvida de endométrio decidualizado e anormal (hiperplásico?) ao mesmo tempo, acho difícil que isso ocorra já que para alcançar um estado de hiperplasia, necessitam alterações hormonais persistentes que dificultariam muito a ocorrência da gestação. Abraços José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda. Curitiba - Paraná - Brasil caf@jacyrleal.com.br http://www.jacyrleal.com.br
> ---- Original Message ----- gostaria que algum colega pudesse responder uma duvida: fiz curetagem uterina por metrorragia abundante apos us transvaginal que constavahiperplasia endometrial e utero 120cm3. O laudo anatamo patologico constou: a- celulas trofoblasticas e deciduais b- endometrio anormal c- aborto incompleto Minha duvida é a seguinte : pode ser encontrado endometrio anormal apos decidualização do endometrio, no anatomo-patologico? olidio@net21.com.br
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:38:39 2008 |
|