Re: DIU, controle

From: João Batista Marinho de Castro Lima (jbmclima@uol.com.br)
Tue, 2 Nov 1999 13:52:16 -0200

Caro Agostinho,

Não tenho conhecimento de estudos de coorte prospectivos em pacientes com DIUs ditos "mal posicionados" e a incidência de gravidez. Eu apenas posso lhe dizer algumas coisas, apenas comentários sem evidências científicas que podem servir para reflexão. Antigamente não se pedia ultrassom para acompanhamento de DIU. Será que a eficácia do mesmo aumentou após o uso da ultrassonografia? Se o ultrassom pode contribuir para o diagnóstico de um DIU "mal posicionado" , e consequentemente, a recolocação do DIU contribuiria para aumentar a eficácia, qual a frequencia de realização da ultrassonografia? todos os meses!!? Quando você está diante de um DIU "mal posicionado" há quanto tempo o mesmo está assim? Se não conhecemos exatamente o mecanismo de ação do DIU, como relacioná-lo com a sua posição na cavidade uterina? O que me diz dos DIUs cervicais?

O Prof. Antônio Aleixo da FM-UFMG fez um estudo retrospectivo, comparando mulheres que utilizaram o US para controle do DIU com aquelas que não o fizeram, não encontrando diferenças na frequencia de gravidez. Apenas no grupo da US houve uma maior taxa de retirada do DIU.

Eu acredito ser desnecessário o US para controle do DIU, exceto em casos onde há modificação do comprimento dos fios ou mesmo o desaparecimento destes ou sintomatologia (ex. sangramento irregular, etc.). Em revisão recente da Population Reports John Hopkins University, o US nem é citado como método de controle do DIU, orientando apenas uma consulta de retorno entre 25 a 40 dias após a inserção e as outras a critério da mulher, de acordo com a necessidade.

João Batista jbmclima@uol.com.br

-----Mensagem Original----- De: Agostinho Guedes <aguedes@yahoo.com> Para: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@talk.obgyn.net> Enviada em: quinta-feira, 28 de outubro de 1999 13:53 Assunto: DIU, controle