Re: Cisto Ovariano e Menopausa

From: João Batista Marinho de Castro Lima (jbmclima@uol.com.br)
Tue, 2 Nov 1999 13:04:35 -0200

Caro Jacyr,

Foi bom você levantar esse assunto da relação médico-paciente. É nosso dever discutir com a paciente todos os riscos e benefícios conhecidos de determinados procedimentos antes de efetuarmos uma intervenção. Quando falamos de procedimentos diagnósticos, deveremos informar a paciente qual é o valor preditivo positivo para um determinada doença quando estamos diante de um anormalidade, no caso em questão a presença de cisto ovariano em mulher com 60 anos de idade. Qual o valor preditivo positivo para neoplasia ovariana maligna diante de um cisto dessa natureza? Eu particularmente no momento não sei. Eu já li a respeito mas não me lembro e estou destinado a realizar uma busca em vários bancos de dados de literatura médica para obter uma resposta. Quanto ao doppler, qual a sensibilidade, especificidade, valor preditivo negativo e valor preditivo positivo para neoplasias ovarianas malignas? e os outros testes diagnósticos como CA 125, CEA, etc.? Diante destes números, poderemos dar uma resposta mais objetiva a paciente e deixar que a mesma escolha o procedimento que a deixará mais tranquila do ponto de vista emocional. Acho também que se não dispusermos de uma resposta objetiva para a paciente de imediato, devemos ter a humildade de dizer à mesma que estudaremos o assunto com mais detalhes para poder oferecer-lhe uma resposta posteriormente.

João Batista jbmclima@uol.com.br

-----Mensagem Original----- De: jacyrleal <jacyrleal@jacyrleal.com.br> Para: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@talk.obgyn.net> Enviada em: sábado, 23 de outubro de 1999 13:44 Assunto: Re: Cisto Ovariano e Menopausa

> Olá amigos
>
> Cistos simples são encontrados com certa freqüência em pacientes
> climatéricas, sem significado clinico importante. 3 para 4 cm em 6 meses
> pode ser até dificuldade de mensuração e não crescimento. O doppler por
sua > vez tem se mostrado uma importante arma na avaliação e acompanhamento
desses > casos e certamente evitando muitas intervenções desnecessárias. Em minha
> opinião ele é suficiente somado a avaliação morfológica do cisto.
>
> Só quero aproveitar para chamar a atenção a frase da Sra Samantha: -
"Estou > muito preocupada há seis meses", e com certeza sua mãe e toda a sua
família > também. Quero dizer com isso que devemos sempre ser muito seguros na nossa
> orientação, e nunca esquecermos que iatrogenia não significa apenas
> procedimentos incorretos ou desnecessários, mas menosprezar a atenção
> primaria à emoção de nossos pacientes. Podemos dessa forma evitar muitos
> momentos e até meses de angústia.
>
> Os exemplos mais freqüentes no meu serviço, são as pacientes que chegam
para > uma cardiotocografia, chorando porque "seu filho tem um problema no
> coração", ou "um problema no cérebro" quando seu médico apenas informa
> superficialmente a avaliação dopplerfluxométrica da artéria cerebral
média. >
> Gostaria da opinião dos colegas a esse aspecto da relação médico-paciente.
>
> Abraços
>
> José Jacyr Leal Júnior
> Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda.
> Curitiba - Paraná - Brasil
> caf@jacyrleal.com.br
> http://www.jacyrleal.com.br
>

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:38:39 2008