Re: Cisto Ovariano e Menopausa

From: Anabel Scaranelo (anabelms@uol.com.br)
Mon, 25 Oct 1999 20:08:27 -0500 (CDT)

Acho que peguei o bonde andando...mas caros colegas: paciente de 60 anos com TRH e cisto simples gonadal que não se modificou no intervalo de 6 meses é muito frequente no dia a dia do ultra-sonografista, não acham? A questão aí não seria de tranquilizar a família do que submeter a paciente a um procedimento invasivo? Os cistos ovarianos na menopausa são dinâmicos, 50% desaparecem no intervalo de 1 ano e 30% permanecem inalterados. Parece-me que a ultra-sonografia mostra paredes finas e conteúdo anecóico, mesmo com power doppler será difícil detectar fluxo numa lesão assim. Existe parênquima ovariano detectável ou o ovário todo é um grande cisto como presumo? Como a paciente está em TRH recomendo controle ultra-sonográfico com estudo doppler durante o pico da fase progesterônica. A dosagem sérica de CA-125 tem sensibilidade de 80% e especificidade de 97% para carcinomas epiteliais ovarianos. A sensibilidade relatada para carcinoma de ovário no estadio I é de 50%, juntando com os dados da imagem ...acho que é jogar dinheiro fora, mas se foram dosar aproveitem e dosem junto o CA 15-3 para melhorar a especificidade. Abraços a todos, ANABEL SCARANELO

--
Dra. Anabel M. Scaranelo
Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
anabelms.ddi@epm.br

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Wed Mar 26 19:49:46 2008