Re: Cisto Ovariano e Menopausa

From: jacyrleal (jacyrleal@jacyrleal.com.br)
Sat, 23 Oct 1999 13:49:35 -0200

Olá amigos

Cistos simples são encontrados com certa freqüência em pacientes climatéricas, sem significado clinico importante. 3 para 4 cm em 6 meses pode ser até dificuldade de mensuração e não crescimento. O doppler por sua vez tem se mostrado uma importante arma na avaliação e acompanhamento desses casos e certamente evitando muitas intervenções desnecessárias. Em minha opinião ele é suficiente somado a avaliação morfológica do cisto.

Só quero aproveitar para chamar a atenção a frase da Sra Samantha: - "Estou muito preocupada há seis meses", e com certeza sua mãe e toda a sua família também. Quero dizer com isso que devemos sempre ser muito seguros na nossa orientação, e nunca esquecermos que iatrogenia não significa apenas procedimentos incorretos ou desnecessários, mas menosprezar a atenção primaria à emoção de nossos pacientes. Podemos dessa forma evitar muitos momentos e até meses de angústia.

Os exemplos mais freqüentes no meu serviço, são as pacientes que chegam para uma cardiotocografia, chorando porque "seu filho tem um problema no coração", ou "um problema no cérebro" quando seu médico apenas informa superficialmente a avaliação dopplerfluxométrica da artéria cerebral média.

Gostaria da opinião dos colegas a esse aspecto da relação médico-paciente.

Abraços

José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda. Curitiba - Paraná - Brasil caf@jacyrleal.com.br http://www.jacyrleal.com.br

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:38:32 2008