Re: Alternativas à histerectomia

From: José Antonio Torres Peres (jatperes@televideonet.com.br)
Fri, 1 Oct 1999 18:58:18 -0300

Caro Jacyr:

Fiquei seu fã (de carteirinha) desde que li a crônica sobre os planos de saúde e quase fui a Curitiba consolá-lo quando você teve o prazer de conhecer aquele marido daquela colega. Toda vez que abro meu Outlook e vejo que tem mensagem sua, logo penso: aí vem uma opinião de peso - daquelas que preciso guardar.

Só que, nesta de hoje, você se contradisse - existem algumas afirmações que não são totalmente verdadeiras:

- dois dias de internação, quinze pra retornar COMPLETAMENTE às atividades normais, discordo. Até existem algumas pacientes, aquelas mais ativas, magras, normotensas, equilibradas, que podem ir pra casa no segundo PO. Particularmente nunca tive oportunidade de permitir coito vaginal após 15 dias de histerectomia total (eu imagino que estejamos discutindo histerectomia total - deixar ou não o colo é outra assunto), apesar de estimular caminhadas e permitir o trabalho doméstico ou em lojas, escritórios, etc.

- apesar de não me considerar um grande cirurgião, apenas uma vez realizei histerectomia total em menos de uma hora; mesmo assim parei pra pensar se não esqueci de verificar alguma coisa.

- considero-o um grande felizardo por ter tido apenas aquele caso do hematoma de cúpula. Acho que os ureteres tem medo de você, além do quê as bexigas que você teve que separar dos colos sempre apresentavam planos nítidos e de facil dissecção. Apesar de raras, as fístulas são uma ameaça presente, mesmo em mãos habilidosas e cuidadosas.

Concordo plenamente que cada um puxa a brasa pra sua sardinha e que devemos ser mais imparciais e menos apaixonados, mas as em miomas com 1 cm nas menopausadas só faz histerectomia quem pensa apenas no próprio bolso.

Além disso, depois que o Barrozo apareceu na Bandeirantes, já se organizaram caravanas aqui na região...

abraços

Peres CRM SP 31304

Santa Cruz do Rio Pardo - SP

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:38:32 2008