Relativo a aborto

From: Arykerne Chamon do Carmo (arykerne@arykerne.med.br)
Thu, 23 Sep 1999 11:19:46 -0300

Tenho acompanhado com interesse e admiraçao o debate sobre aborto. Fazer ou nao ?

E o aborto problema social e medico de carater pandemico. Estima-se em cerca de 40 a 60 milhoes por ano, destes, possivelmente, 50 a 60 % sao realizados em serviços desautorizados para esse mister, por pessoas desqualificadas e em pais subdesenvolvido. Muitas dessas mulheres voltam a abortar, colocando em risco sua saude global, e, nao raro, suas vidas. Sabe-se que aproximadamente 600 mil mulheres morrem anualmente devido a gravidez, e que 25 a 35% dessas mortes estao ligadas a abortos ilegais. Nos paises subdesenvolvidos onde as complicaçoes se multiplicam, por ser a maioria dos abortos praticados por maos inabeis, a mortalidade materna se eleva em ate 500 vezes maior do que o de um aborto conduzido por profissional habilitado e em ambiente confiavel. A meu entender; se se legalizar o aborto, e em sendo ele executado por tocoginecologista capaz, desde que queira, ( eu nao o faria por convicçao e principio ), lucrariam a gestante, o estado, a sociedade, pois, as complicaçoes seriam estatisticamente insignificantes. O que me parece incorreto, e infligir àquele que o pratica, nao visando locupletar-se em faze-lo, mas apenas com o proposito de sanear grandes traumas oriundos de uma gravidez inopinada. Peço que me desculpem pela intromissao ao debate. Prometo nao mais faze-lo. P.S. - Resalvem-se os abortos realizados por ordem judicial.

Arykerne

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:38:17 2008