![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: violência sexualFrom: José Jacyr Leal Júnior (caf@jacyrleal.com.br)Wed, 22 Sep 1999 19:09:27 -0300
... >Aos colegas do grupo! > >Examinei uma menina de 9 anos de idade e pelo exame vulvar percebi uma ruptura profunda do hímem sem >sinais recente de traumatismo. Como a menina é conhecida de uma familia muito proxima a mim , estou em >dúvida quanto a algumas questões:
>1. Pode ser violência sexual? Nenhuma menina de 9 anos de idade vem ao consutório sem, (geralmente) a mãe. Um trauma sempre é de conhecimento da família. Se a mãe desconhece, aumenta muito a chance de violência sexual.
>2. Quais são os casos de ruptura de himem sem penetração vaginal? Queda sobre objetos. Não é tão incomum.
>3. Há dois anos atras, quando ela veio ao consultório negou-se a ser Acho pouco provável. É comum a criança com 7 anos estar retraida ao exame. Claro que uma reação exacerbada pode ser sugestiva.
>4. Qual a melhor conduta a ser tomada? Conversa franca com a mãe e avaliação com uma psicóloga com experiência nesses casos. Ela com certeza encotrará ou não indícios importantes para uma investigação. José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda. Curitiba - Paraná - Brasil caf@jacyrleal.com.br http://www.jacyrleal.com.br
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:38:17 2008 |
|