Re: Aborto - sou contra!

From: Claudio Sitya (csitya@zaz.com.br)
Tue, 21 Sep 1999 09:49:28 -0300

Caro Dr Thomas

O que é lamentável é chamar de preconceituosa uma posição contra o aborto. O que eu penso sobre a VIDA baseia-se na minha formação como ser humano e não em instituições ou estatísticas mostrando quantos casos iremos evitar liberando ou não o aborto. O que foi colocado por mim, e por vários colegas, é que em todas as discussões sobre o aborto, quem é a favor apresenta inúmeras considerações e quem é contra parece ter vergonha de tal postura, e é exatamente isto que eu acho que deve mudar: SER CONTRA O ABORTO NÃO É VERGONHOSO E MUITO MENOS PRECONCEITUOSO!!!! Preconceito é não aceitar que alguém seja contra o aborto. Ser a favor da vida não é preconceito, ou melhor existe sim um "pré" conceito: A VIDA.

--
Claudio Sitya
  -----Mensagem Original-----
  De: Thomaz Rafael Gollop
  Para: Multiple recipients of list OBSTET-L
  Enviada em: Terça-feira, 21 de Setembro de 1999 09:01
  Assunto: Re: Aborto - sou contra!

CARO DR. CLAUDIO: LAMENTAVELMENTE SUA POSICAO E PRECONCEITUOSA. NA HOLANDA - STIMEZO - ORGANISMO ESTATAL DE PLANEJAMENTO FAMILIAL E ATENDIMENTO A GRAVIDEZ INDESEJADA - E FORMADA POR MEDICOS, ENFERMEIRAS E ASSISTENTES SOCIAIS ALEM DE PSICOLOGAS. E O PAIS COM MENOR FREQUENCIA DE GESTACOES INDESEJADAS NO MUNDO - 5/1000 MULHERES EM IDADE REPRODUTIVA ( 14-45 ANOS),; OS MEDICOS DA STIMEZO SAO SERISSIMOS E ENCARAM A GRAVIDEZ INDESEJADA COMO PROBLEMA DE SAUDE PUBLICA. TENHO O MESMO PENSAMENTO. PROF. THOMAZ GOLLOP

Claudio Sitya escreveu:

Caro Dr. Thomas Não acho possível que alguém, principalmente obstetra, que tenha uma posição contra o aborto, aceite o direito de alguém ser a favor...Qualquer pessoa, que tenha o MÍNIMO de sensibilidade e emoção, e que já tenha assistido à uma ecografia transvaginal com 5/6 semanas, pode ser a favor do aborto ou da liberação ( DESCRIMINILIZAÇÃO ) do mesmo.Peço desculpa, mas não aceito que um médico, e muito menos obstetra, seja a favor do aborto. Claudio SityaSanta Maria RS -----Mensagem Original----- De: Thomaz Rafael Gollop Para: Multiple recipients of list OBSTET-L Enviada em: Sexta-feira, 17 de Setembro de 1999 13:38 Assunto: Re: Aborto - sou contra! CARO DR. JOSE JACYR: NAO HA PROBLEMA ALGUM EM SER CONTRA. NOVAMENTE E UMA QUESTAO DE LIVRE ARBITRIO. O QUE NAO ME PARECE DEMOCRATICO E ACHAR QUE TODOS SAO OBRIGADOS A PENSAR DE SUA MANEIRA.EU RESPEITO A SUA POSICAO, E MUITO. QUERO QUE RESPEITEM A MINHA. PROF. THOMAZ GOLLOP

José Jacyr Leal Júnior escreveu:

Olá Sandra Todos os atos a favor da melhora da sociedade é o que chamo de "lavar a frende de minha casa" estimular outros que o façam. Isso já responde sua pergunta sobre o que acho da legalização do aborto. SOU CONTRA. Não sou dono da verdade - mas essa é a minha verdade e gosto dela. Não gostaram da "dramatização..." - Não vejo dramatização mas sim REALIDADE, ou alguém duvida do que ocorre com um feto num aborto ? Portanto não posso ser a favor. Sou contra sim da criminalização da gestante, que na imensa maioria das vezes é levada a tal atitude, por um alteração emocional significativa.

Não se legalizam assaltos a bancos, que lesam e matam muitas pessoas, só porque ocorrem todos os dias no mundo e não conseguimos contê-los. Mais próximo: Vamos legalizar os estupros porque não conseguimos evitá-los... ? Vamos legalizar o aborto porque não conseguimos (e é difícil) um enfoque mais efetivo ?

Em momento algum quero afrontar alguém que não pensa como eu, apenas tenho coragem de expor o que penso. Isso é um debate.

José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda. Curitiba - Paraná - Brasil caf@jacyrleal.com.br http://www.jacyrleal.com.br

-----Mensagem original----- De: Sandra Freitas <slfelix@nin.ufms.br> Para: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@talk.obgyn.net> Data: Quarta-feira, 15 de Setembro de 1999 18:24 Assunto: Aborto - sou contra!

>Dr. José Jacyr, >Muito bem colocada a sua opinião a respeito da questão dos direitos e >responsabilidades. Confesso que eu concordo plenamente com suas idéias a >respeito do assunto e, chego a tomar a iniciativa de, praticamente, copiar >sua frase: EU SOU CONTRA O ABORTO, no entanto isso não me dá o direito de >julgar quem o faz. Antes, acredito que todos nós, cidadãos brasileiros >deveríamos nos sentir um pouco co-responsáveis por cada gravidez >não-planejada que culmina em abortamento pois acho que poderíamos estar >fazendo mais para que o serviço de Planejamento Familiar funcione de fato e >de direito, no sentido que trabalhar para isso ou no sentido de cobrar das >autoridades (eleitas por nós) a liberação de verbas para este fim. >Gostaria de saber o que o senhor pensa a respeito da "legalização do >aborto". Acredita que seria a solução para diminuir a alta incidência de >morte materna decorrente de complicações causadas pelo abortamento >provocado? > >Um grande abraço, > >Sandra Freitas >slfelix@nin.ufms.br > >> José Jacyr Leal Júnior escreveu: >> >> > Acabei de ler: ... - " Há um conceito importante de bioética >> > que deve ser mencionado aqui: - Autonomia - . Cada um tem o direito de >> > escolher o que é melhor em seu caso, inclusive a terapêutica, o >> > médico, casar, ter filhos ou não etc... " Uma das maiores qualidades >> > do ser humano é ouvir e respeitar diferentes pensamentos. >> > Definitivamente, não quero ser grosseiro, não tenho esse objetivo. >> > Respeito e sempre procuro diferentes pensamentos para evoluir. Ignorar >> > é um fato tão relevante quanto participar de debates, como essa Lista, >> > para pensar mais e tentar deixar de sê-lo.Cada um tem o direito de >> > qualquer coisa... ..desde que não interfira no direito do outro. >> > Tenho o direito de escolher um médico desde que esse ache conveniente >> > me atender; tenho direito de casar " ...na mais livre, legítima e >> > expontânea vontade, amando e respeitando..." tenho o direito de ter >> > filhos, " e a responsabilidade sobre seu desenvolvimento e bem-estar >> > "; tenho o direito de não tê-los... Mas uma coisa eu sou convicto: >> > - Tenho o dever e o direito de ser forte o suficiente para assumir a >> > responsabilidade sobre todos os meus atos, inclusive quando de uma >> > gravidez inesperada (nunca indesejada). Seu não sou forte o suficiente >> > é uma ótima oportunidade de começar a sê-lo.Se existem milhares de >> > abortos provocados todos os dias em todo o mundo, não valida eu matar >> > meu filho. Se centenas de mulheres morrem diariamente por esses >> > abortos, talvez eu deva incitar meu filho a ajudar-me a combate-los. >> > Se dezenas de crianças estão abandonadas e marginalizadas, fruto de um >> > relacionamento animal, aumentando mais o problema, está na hora de >> > "lavar a frente da minha casa" e pedir para que todos o façam. Essas >> > sempre serão desculpas para tamanha atrocidade. Temos um colega >> > apresentando um trabalho de redução seletiva de um embrião em gestação >> > trigemelar transformando-a em gemelar mostrando "zero" de perdas >> > fetais com esse procedimento. Zero ? onde entraram no cálculo todos os >> > que foram "reduzidos"? A diferença entre pessoas a favor do aborto e >> > as contra está que aquelas, sempre fazem muito barulho para tentar >> > provar que estão certas, deixando salvo algumas exceções, inibidos os >> > que são contra. É interessante quantos debates sobre o assunto, são >> > formados apenas por pessoas a favor do aborto, quando vira uma "festa" >> > onde todos concordam, o que ajuda a transmitir para os pasmos >> > espectadores, a sensação de que suas idéias são as certas, já que >> > todos concordam. Nossa sociedade é essa que tem pressa para saber o >> > resultado de uma biópsia de vilo, para abortar algo indesejado ? ou >> > esses são a minoria ? Se forem a maioria, devo juntar-me a eles porque >> > em sendo a maioria estariam certos ?Qual é o parâmetro da Medicina >> > Fetal ao casal ? Dar o suporte ao casal numa gestação de um filho >> > mal-formado ? Ah! anencéfalo pode interromper, pé torto não. ...mas se >> > o casal não quer um filho com pé torto... Ah! a bioética determina a >> > autonomia... então aborta. Aborto não IMG (interrupção médica da >> > gravidez) é mais bonito inclusive porque é permitido em "países >> > desenvolvidos" e "o que é válido lá deve ser o certo "... EU SOU >> > FRONTALMENTE CONTRA O ABORTO o que não me dá o direito de julgar minha >> > paciente. Não é religião. É lógica matemática. Quanto mais amor eu der >> > mais feliz serei. Prontamente alguém vai dizer: - Não é você quem vai >> > criar ! E eu posso responder: - Claro que não, mas achar que matá-lo >> > resolve o "problema"... Já pedi nessa Lista que todos que puderem >> > falar a favor do médico que o façam se não só ouviremos erros e erros. >> > Já escrevi que todos devemos participar mais dessa Lista para diminuir >> > as interferências de leigos. Hoje peço para que também aqueles que são >> > contra o aborto o manifestem em todos os cantos, para serem também >> > dignos de sua opinião. Tenho a sensação que somos a maioria. Abraço a >> > todos José Jacyr Leal JúniorCentro de Avaliação Fetal Batel SC >> > Ltda.Curitiba - Paraná - >> > Brasilcaf@jacyrleal.com.brhttp://www.jacyrleal.com.br >> > >> >

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:38:17 2008