Re: Endometriose

From: José Jacyr Leal Júnior (caf@jacyrleal.com.br)
Mon, 20 Sep 1999 09:04:00 -0300

Olá Paulo

Ontem estava pensando sobre seus comentários e lembrei-me de um jargão utilizado que diz o seguinte. Endometriose tem quem pode e não quem quer. Em outras palavras, existe uma predisposição biológica de algumas mulheres em desenvolver focos endometrióticos, apesar de todas terem contato com células endometriais, no peritônio e demais estruturas. Há muito se discute um componente imunológico de defesa, que na ausência desse detonaria a implantação progressiva.

Quando me referi a controle clínico, seria achados em exame físico de maior ou menor fixação uterina, ou pontos mais evidentes de endometriose e principalmente queixas de dispareunia profunda e dismenorréia II. Claro que seria inviável controle invasivo a essas pacientes. O que quis dizer no caso anteriormente referido, reporta-se ao fato de já existir realmente um foco endometriótico implantado e visível, e não simplesmente células dispersas pela pelve.

Abraços -----Mensagem original----- De: Paulo Barrozo, MD <prbarrozo@uol.com.br> Para: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@talk.obgyn.net> Data: Quarta-feira, 15 de Setembro de 1999 18:22 Assunto: Re: Endometriose

José Jacyr Leal Júnior wrote:

Prezado Paulo Concordo em não complementar o tratamento de um achado casual de endometriose grau I já resolvido na vídeo. Porém acho que 21 anos apresentando endometriose, devemos ao menos seguir de perto e avaliarmos fatores de risco e comportamento. Abraços José Jacyr Leal JúniorCentro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda.Curitiba - Paraná - Brasilcaf@jacyrleal.com.brhttp://www.jacyrleal.com.br

Oi José,

Tenho encontrado endometriose com freqüência surpreendente em pacientes jovens (procurando a gente acha...) e a mais jovem tinha 16 anos. Não sei que tipo de seguimento seria feito além de controle clínico, pois ainda não dispomos de nenhum método não invasivo para diagnóstico de certeza de recidiva de endometriose. Nós endoscopistas estamos inclusive, discutindo o que seria realmente endometriose. Seria o puro e siples achado de glândulas endometriais implantadas em topografia extra uterina? Se realizarmos uma varredura minuciosa e fizermos biópsia aleatórias em diversos pontos do peritonio, encontraremos implantes de endométrio em quase todas as mulheres. Isso seria endometriose doença ou seria apenas um achado sem importância? Estamos começando a falar em complexo endometriótico ou em síndrome endometriótica, pois existem diversas formas com comportamentos e prognósticos totalmente diferentes. Sei que parece meio complicado, mas acho que muito brevemente começaremos a falar de diversas "endometrioses" diferentes entre sí. Saudações.

-- ==========================

--
====
     Dr. Paulo R. M. Barrozo, M.D., TEGO, TCBC
     Centro de Tratamento de Miomas-Clínica Santa Helena
     Cabo Frio  -  Rio de Janeiro  -  Brasil
     Fax:+55 24 6473737 Tel:+55 24 6471200 Ext 207
     barrozo@mioma.com.br    barrozo@usa.net
     http://www.mioma.com.br
     ==========================
====

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:38:17 2008