![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: EndometrioseFrom: Paulo Barrozo, MD (prbarrozo@uol.com.br)Sat, 11 Sep 1999 23:11:28 -0300
José Jacyr Leal Júnior wrote:
> Prezado Paulo Concordo em não complementar o tratamento de um achado Oi José, Tenho encontrado endometriose com freqüência surpreendente em pacientes jovens (procurando a gente acha...) e a mais jovem tinha 16 anos. Não sei que tipo de seguimento seria feito além de controle clínico, pois ainda não dispomos de nenhum método não invasivo para diagnóstico de certeza de recidiva de endometriose. Nós endoscopistas estamos inclusive, discutindo o que seria realmente endometriose. Seria o puro e siples achado de glândulas endometriais implantadas em topografia extra uterina? Se realizarmos uma varredura minuciosa e fizermos biópsia aleatórias em diversos pontos do peritonio, encontraremos implantes de endométrio em quase todas as mulheres. Isso seria endometriose doença ou seria apenas um achado sem importância? Estamos começando a falar em complexo endometriótico ou em síndrome endometriótica, pois existem diversas formas com comportamentos e prognósticos totalmente diferentes. Sei que parece meio complicado, mas acho que muito brevemente começaremos a falar de diversas "endometrioses" diferentes entre sí. Saudações.
-- ====================================================== Dr. Paulo R. M. Barrozo, M.D., TEGO, TCBC Centro de Tratamento de Miomas-Clínica Santa Helena Cabo Frio - Rio de Janeiro - Brasil Fax:+55 24 6473737 Tel:+55 24 6471200 Ext 207 barrozo@mioma.com.br barrozo@usa.net http://www.mioma.com.br ======================================================
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:38:17 2008 |
|