![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: EndometrioseFrom: José Jacyr Leal Júnior (caf@jacyrleal.com.br)Sat, 11 Sep 1999 10:57:57 -0300
Prezado Paulo Concordo em não complementar o tratamento de um achado casual de endometriose grau I já resolvido na vídeo. Porém acho que 21 anos apresentando endometriose, devemos ao menos seguir de perto e avaliarmos fatores de risco e comportamento. Abraços José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda. Curitiba - Paraná - Brasil caf@jacyrleal.com.br http://www.jacyrleal.com.br -----Mensagem original----- De: Paulo Barrozo, MD <prbarrozo@uol.com.br> Para: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@talk.obgyn.net> Data: Sábado, 4 de Setembro de 1999 01:20 Assunto: Re: Endometriose Marcelo César Cicuto wrote: Caros amigos. Estou com uma pequena duvida . Estou com uma paciente, tendo 21 anos, G0P0 com queixa de dismenorreia e dor em fossa iliaca direita. Exame ginecologico conseguia palpar uma massa anexial uniforme a direita. Solicitei um USG que demonstrou suspeita de teratoma. Optei por uma videolaparoscopia. A cirurgia foi um sucesso sendo possivel a retirada do cisto por completo. O detalhe e que no momento da video encontrei um foco, somente um foco, de area suspeita de endometriose em fundo de saco. Realizei biopsia. Hoje recebi o anatomopatologico. Teratoma benigno e endometriose. Eu tenho o costume de gravar todas as videlaparoscopia para que eu possa tirar minhas duvidas, hoje voltei a rever a fita e nao encontrei nenhum outro foco de area de endometriose. Minha pergunta e a seguinte. Voce trataria esta endometriose? Não, não e não. Pelo que você descreve é uma endometriose AFS grau 1 e nesses casao não se faz nenhuma tratamento adicional. Saudações. -- ==========================
--
====
Dr. Paulo R. M. Barrozo, M.D., TEGO, TCBC
Centro de Tratamento de Miomas-Clínica Santa Helena
Cabo Frio - Rio de Janeiro - Brasil
Fax:+55 24 6473737 Tel:+55 24 6471200 Ext 207
barrozo@mioma.com.br barrozo@usa.net
http://www.mioma.com.br
==========================
====
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:38:17 2008 |
|