![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: =?iso-8859-1?B?QWRv5+Nv?Content-Transfer-Encoding: 8bitFrom: Antonio Coelho. (acoelho@bluenet.com.br)Wed, 8 Sep 1999 20:42:31 -0300
>Colegas, > >Estou com uma situação que é nova para mim e gostaria da orientação. >Maria (nome hipotético)não pode ter filhos veio no meu consultório >informando que ela tem uma conhecida, Joana (nome hipotético) da mesma idade >que está grávida e não deseja a criança. As duas chegaram num acordo. Maria >pagaria o pré-natal de Joana, e Joana daria a criança para Maria, ao invés >de provocar um abortamento. > >Como fazer isso tudo dentro da lei? > >Eu sei que eu não precisaria entrar em detalhes, mas eu gostaria de ajudar a >minha paciente. > >Obrigado > >Ricardo Savaris, MD, TEGO >Porto Alegre > > Caro Ricardo. Tenho uma filha adotiva cuja mae biologica , minha cliente , não queria te-la alegando ter sido vítima de estupro. Fizemos um pacto depois de tentativas frustradas em demove-la da intenção do aborto previsto em lei e a mesma concordou em levar a gravidez a termo e doar-me apos o nascimento. No mesmo dia da alta hospitalar, fomos ao juiz da vara da familia que nos deu um termo de guarda e responsabilidade da criança por 2 meses. Tempo que a partir de então a criança seria tida como abandonada e poderia ter adoção plena desde que os pais preenchessem um dos requisitos da lei para adoção : Um dos conjuges com 30 anos ou mais de idade, ou comprovadamente esteril , ou com 3 anos de casados.À época ( há 20 anos) , não preenchiamos nenhuma das condiçoes exigidas . Já tínhamos uma filha e eu só tinha 27 anos de idade. Aguardamos 3 anos com o termo de guarda e sob muita tensão e ao completar 30 anos de idade requeri adoção plena e nunca tivemos problemas. Recentemente, uma amiga da minha cliente telefonou-me de Goiania (moravamos lá na época) pedindo uma foto da garota, mas, a mesma não concordou e em respeito , não enviei. PS. Acho que essas exigencias da lei tiveram recentemente alguma mudança para melhor. Abraços. Antonio Coelho - Toco-ginecologista TEGO Garanhuns PE
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:38:17 2008 |
|