![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Metrorragia com DepoFrom: Fernando Luiz Cesário (fcesario@estaminas.com.br)Tue, 17 Aug 1999 16:09:46 -0300
Prezado Adailton: Tenho utilizado, com grande freqüência, o Acetato de medroxiprogesterona, não só como anticoncepcional, mas em algumas pacientes portadoras de endometriose e que não podem adquirir os medicamentos mais indicados para este tipo de patologia. Usado na dose de 150 mg a cada 90 dias, a substância apresenta índices de eficácia até superior ao anticoncepcional oral, além de ser bastante cômodo. É verdade que existem contra-indicações (como qualquer método), porém os sangramentos irregulares são a principal causa de abandono do método. Em geral, após os primeiros 6 meses a paciente entra em amenorréia. A causa do sangramento é mesmo uma importante atrofia endometrial. Se ele não cessa com a antecipação de nova injeção, pode -se associar estrogênios, que levariam à proliferação do endométrio. O que tenho usado são os estrogênios conjugados, em dose um pouco mais alta nos primeiros dias (até 10 mg/dia), e uma dose de manutenção menor (variando de 0,625 a 1,25) após a parada do sangramento. Porém há casos em que o sangramento persiste, e deve-se trocar de método. Porém alerto aos colegas que os progestágenos de depósito são excelentes como anticoncepcionais, constituindo-se em boa alternativa no pós-parto e naquelas mulheres que desejam permanecer amenorréicas. É a minha opinião. Saudações Fernando Cesário Cataguases - Mg Adailton S. Meira escreveu:
> Ola pessoal
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:37:55 2008 |
|