![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Reportagem sobre partos normal e cesarianaFrom: Flavio Monteiro de Souza (flavioms@uninet.com.br)Mon, 5 Jul 1999 23:28:00 -0300
Tricotomia: eu aboli de minha pratica. Realmente parece que traz mais danos que beneficios. Enteroclise so' faco se houver fezes enurecidas no reto. A maior parte das vezes, nao faco. Romper a bolsa tambem nao rompo mais eletivamente. Apenas em caso de discinesia uterina. Deixo integra ate' o final do trabalho de parto. Nao parece ter vantagem alguma nos casos rotineiros, alem de predispor a infeccao e compressao funicular. A episiotomia rotineira esta' caindo em desuso no mundo, nao parece oferecer protecao ao que queremos (incontinencia urinaria), e trata-se, na maior parte das vezes, de lesao maior que uma eventual laceracao pequena da furcula. Tenho reduzido meu percentual de episiotomias, inclusive em primiparas. A Disciplina de Obstetricia da UERJ esta' tambem adotando, gradativamente, estas condutas na assistência ao parto. Quanto ao percentual de depressao pos-parto (50%), acho um exagero! Mas dai' a dizer que as mulheres devem recusar-se a estes atos e' um passo muito grande. Acredito que a decisao de praticar determinado ato medico deve ser do medico, sempre que achar adequada a pratica do ato. E' claro que a paciente tem o direito de opinar, sempre, mas a imprensa leiga nao pode incutir a posicao de revolta contra a decisao de quem, afinal, tem muitos anos de formacao para resolver o caso. Um abraco, Flavio. Flavio Monteiro de Souza Prof. Assistente - Obstetrícia - UERJ flavioms@uerj.br flavioms@uninet.com.br -----Mensagem Original----- De: Arykerne Chamon do Carmo Para: Multiple recipients of list OBSTET-L Enviada em: Domingo, 4 de Julho de 1999 11:27 Assunto: Reportagem sobre partos normal e cesariana Jornal local faz reportagem sobre partos normal e cesariana. Certas afirmações feitas por colega justificam nosso questionamento. " 50% das mulheres que dão à luz têm depressão ". A mesma reportagem publica, o que ele - o reporter - chama " Os direitos da grávida ", entre as quais repassamos... " Não se submeter à tricotomia ( raspagem dos pêlos pubianos ) e à enema lavagem intestinal ) se não desejar ". " Não se submeter à ruptura artificial da bolsa amniótica ( que protege o bebê dentro da mãe ), procedimento que não se justifica cientificamente ". " A grávida também pode se recusar a fazer epsiotomia ( corte de períneo ), que não se justifica cientificamente ". Isso dificulta a nossa postura na condução do trabalho do parto, o que é prejudicial ao trinômio, obstétra, gestante e feto. Por serem expressões questionáveis, gastaria de saber a posição dos colegas quanto ao exposto acima. Abraço fraterno a todos. Arykerne Chamon do Carmo ________________________________________________ Dr. Arykerne Chamon do Carmo ________________________________________________ e-mail: arykerne@arykerne.med.br
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:37:44 2008 |
|