Re: Dopler umbelical e RCIU

From: João Batista Marinho de Castro Lima (jbmclima@uol.com.br)
Mon, 28 Jun 1999 22:46:54 -0300

Apesar de estar dirigida ao Cláudio, me atrevo a fazer alguns comentários. Se o diagnóstico de RCIU já está confirmado, a gestação deve ser interrompida quando se atinge a maturidade fetal, independente dos resultados dos exames.

Quanto a solicitação de Doppler de rotina com 26 semanas para predição de RCIU, eu acho um pouco exagerado. Precisamos saber qual é a real sensibilidade, especificidade e valores preditivos do exame em mulheres de baixo risco e qual seria a conduta se fosse encontrado algum valor anormal mas sem o diagnóstico definitivo de RCIU. O Doppler tem valor quando o diagnóstico já está firmado.

João Batista jbmclima@uol.com.br

-----Mensagem original----- De: Sergio Jacob <Docjacob@ruralSP.com.Br> Para: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@talk.obgyn.net> Data: Quarta-feira, 23 de Junho de 1999 08:54 Assunto: Dopler umbelical e RCIU

>Gostaria desaber dos colegas quem tem solicitado dopler da art.
>umbelical na 26 semana para predição do futuro RCIU.
>E se teve algum caso concreto.
>Saudações.
>
>--
>Caro Dr. Cláudio, estou com um caso igual, 36 4/7, 28 AU,
>PBF de 30 dias atras normal, discreta DHEG, PA 13/9.5,sem edema, sem
sintomas de eclâmpsia iminente. >Dentro de 2 dias fará novo PBF e Dopler de uterina,cerebral média e
umbelical. Estou pensando em interromper a gestação mesmo com os exames normais, o que você acha? >Um abraço.
>

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:37:37 2008