Re: HPV

From: Marcelo César Cicuto (mccicuto@zaz.com.br)
Sun, 27 Jun 1999 15:42:48 -0300

Otávio

No meu ponto de vista o tratamento de lesoes causadas pelo HPV deve ser encarada de uma forma peculiar, pois estas nos conseguimos combater, agora a infecao pelo HPV nao estou bem certo, pois estou tendo poucos resultados positivos na erradicacao do virus. Lesoes externas respondem muito bem a cauterizacao e tambem a aplicacao de TCA. Lesoes vaginais respondem bem ao 5-fluoracil, mas eu nao tenho usado mais esta forma de tratamento pelos efeitos colaterais existentes. A utilizacao de Thuya occidentalis e uma opcao, mas ainda nao tenho muita experiencia com este esquema terapeutico. No colo uterino, creio eu, o importante realizar biopsia para descartar NIC, o tratamento deve ser direcionado para a lesao existente na biopsia. A captura hibrida deve ser sempre realizada, mas eu acho isto muito discutivel, pois voce consegue saber se o virus e oncogenico ou nao, mas a erradicacao do virus e dificil independente do tipo do virus. Realizo a captura hibrida sempre que possivel, trato as lesoes de colo uterino (NIC) com muito carinho, realizo tratamento de lesoes verrucosas em vulva e vagina com cauterizacao quimica ou fisica, trato tambem o sintoma, (prurido), tento erradicar o virus , encaminho o parceiro para diagnostico e tratamento e uso o que temos de opcoes terapeutica para eliminar o virus mas confesso que neste topico nao tenho tido bons resultado . Cada vez mais chego a conclusao de que devemos nos importar com lesões em colo uterino( NIC) e com sintomatologia da paciente, relegando a um segundo plano a erradicacao do virus. Aguardo comentarios dos colegas da lista

Marcelo Cezar Cicuto Clinica Promater Sinop - MT Ginecologia e Obstetricia ICQ 28301519

> ----- Original Message -----
From: Mario Italo To: Multiple recipients of list OBSTET-L Sent: Friday, June 25, 1999 6:30 PM Subject: Re: HPV

Caro octavio, em casos de repetição da condilomatose, em lesoes de dificil acesso ou onde a exerese pode deixar retracao cicatricial importante, tenho utilizado o ascaridil infantil no seguinte esquema:- com bons resultados - 1 comprimido ao dia por 3 dias repetidos a cada 15 dias por 3 meses. obs- chamo de bom resultado a remissao total das lesoes. Mario Italo Serviço de Ginecologia do HAM-MS-SUS Recife-PE

-- Original Message ----- From: Octavio A. Assumpção To: Multiple recipients of list OBSTET-L Sent: Friday, June 25, 1999 4:52 PM Subject: HPV

---------------------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------------------

--
-------------------------------------------------------------------------    Aos prezados colegas .
    Paciente de 24 anos com condilomatose vulvo vaginal, a colposcopia descrevendo lesoes aceto brancas difusas e aplainadas, colo com HPV.
    O que os colegas tem feito ? Podofilina nas lesoes vulvares .... e nas lesoes vaginais ? resseccao cirurgica ? o que mais pode ser feito ?
    Obrigado e um forte abraco a todos ...

---------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------------- Octavio A. Assumpcao MD Av: 13 de Maio, 511 sala 804 14.870-160 - Jaboticabal - SP - Brasil PH/FAX - + 55 - 16 - 322 - 1397 MOBILE - + 55 - 16 - 958 - 1177 guta@mail.com

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:37:37 2008