Re: UNIMED

From: Thadeu Chaves (thadeu@fortalnet.com.br)
Thu, 20 May 1999 11:40:45 -0300

Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1 Content-Transfer-Encoding: 8bit

Acho que você não escreveu demais, não. A saída para a sobrevivência do médico, enquanto integrante da classe-média e desejoso de conseguir, pelo menos, nela se manter, e, ainda, enquanto profissional que se acha merecedor de ter o respeito da comunidade (o que já se evaporou há tempos) passa, necessariamente, por revisão nas suas próprias posturas e comportamentos individuais.

Querer adotar, sempre, a máxima sartriana de que "o inferno são os outros", é atitude egoísta e leviana, que não permitirá qualquer avanço naqueles objetivos. A formação humanística do profissional médico, desde há algum tempo, simplesmente foi extinta da grade curricular de nossas faculdades. Passou-se ali a utilizar e ensinar (vide as figuras de grande parte do corpo docente delas) parâmetros que têm como princípio básico a hegemonia do ter, em detrimento do ser. Na realidade, a categoria médica assumiu e tornou-se com fervor, uma extensão, um apêndice da pilastra central em que se assenta este nosso selvagem sistema capitalista, agora ainda mais piorado pela tal turma neoliberal do Planalto.

É isso, companheiro! Resta desejar e torcer aos que insistem em não capitular à grande ordem vigente, coragem e perseverança nessa árdua tarefa (quixotesca?) de procurar manter vivo os princípios elementares da Medicina. E desejar à galera que pretende adentrar na profissão, a luz necessária para iluminar suas inteligências e que eles trilhem novos e mais saudáveis caminhos, que a nossa geração não soube descobrir e, muito menos, conservar.

Um abraço cearense.

--
     Thadeu Chaves
   CRM(CE) - 3017

Ricardo Savaris wrote:

> CAros SEnhores e colegas, > > Também sou cooperado da UNIMED, contudo, acho que o coopertivismo que é > anunciado como meio de combater os planos de saude não condiz com a > realidade. > > Qual é um dos objetivos da UNIMED? A migracao dos médicos para a cooperativa > para que os mesmos nao sejam explorados por outros planos de saude. > > Essa idéia,todavia, é utopia, sempre irá haver outros medicos em outros > planos de saude. Alem disso, incluir colegas que tem por qualificacao a > residencia somente é inadequado. Está certo que nao deve haver um > "controle" sobre o que se pede aos pacientes, porém, quantos de nós já vimos > pacientes na menopausa chegarem com exames do tipo: > Estradiol, FSH, LH, Progesterona, Prolactina e etc., exames que nao > acrescentam nada a história clinica. > > Tenho um colega que é clinico geral. Faz parte da sua rotina de revisao em > pacientes higidos solicitar K, Na, Mg, Ca++, Fósforo, Hemoglobina > glicosilada, glicose, doppler cardíaco do coração, colesterol total, HDL, > LDL, VLDL, triglicerídeos e outros que nao tenho a menor idéia do que possam > significar a sua alteracao. > > Portanto, estamos entre a cruz e a espada, acho que sim, deve haver > limitações para os médicos solicitarem exames pois realmente existem > problemas a serem considerados. > > A minha solucao: sempre pedi, nunca foi negado. Mas continuem pedindo e > deixem que o sistema leve a culpa, caso seja realizado um proceso de ma > pratica medica. > > POREM, acima de tudo, acho que o principal inimigo do medico é o proprio > medico. Atitudes eticamente inadequadas de roubar pacientes, falar mal de > colegas para outros colegas (hmmm....acho que acabei de fazer isso) e para > pacientes e aceitar qualquer emprego que é oferecido por 9 reais/hora é um > absurdo. > > Esse trabalho de conscientizacao deveria comecar na faculdade. Que os planos > de saude fosem realizados para exames complementares e internacao hospitalr > e nao para o pagamento do medico. > > Se um paciente fosse fazer o calculo atuarial , verificaria que o que ele > gasta por ano é 20x mais do que ele realmente utiliza. > A AMRIGS iniciou um trabalho da volta do medico particular. A consulta > médica seria paga diretamente pelo paciente a um preço menor, por exemplo > R$40,00. > > Ja escrevi de mais e creio que poucos lerao até o final > > Um abraco > > Ricardo Savaris, MD, PhD > Porto Alegre, RS > Brazil > 55 51 3211944

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:37:29 2008