Re: UNIMED

From: Ricardo Savaris (savaris@orion.ufrgs.br)
Thu, 20 May 1999 08:43:46 -0300

CAros SEnhores e colegas,

Também sou cooperado da UNIMED, contudo, acho que o coopertivismo que é anunciado como meio de combater os planos de saude não condiz com a realidade.

Qual é um dos objetivos da UNIMED? A migracao dos médicos para a cooperativa para que os mesmos nao sejam explorados por outros planos de saude.

Essa idéia,todavia, é utopia, sempre irá haver outros medicos em outros planos de saude. Alem disso, incluir colegas que tem por qualificacao a residencia somente é inadequado. Está certo que nao deve haver um "controle" sobre o que se pede aos pacientes, porém, quantos de nós já vimos pacientes na menopausa chegarem com exames do tipo: Estradiol, FSH, LH, Progesterona, Prolactina e etc., exames que nao acrescentam nada a história clinica.

Tenho um colega que é clinico geral. Faz parte da sua rotina de revisao em pacientes higidos solicitar K, Na, Mg, Ca++, Fósforo, Hemoglobina glicosilada, glicose, doppler cardíaco do coração, colesterol total, HDL, LDL, VLDL, triglicerídeos e outros que nao tenho a menor idéia do que possam significar a sua alteracao.

Portanto, estamos entre a cruz e a espada, acho que sim, deve haver limitações para os médicos solicitarem exames pois realmente existem problemas a serem considerados.

A minha solucao: sempre pedi, nunca foi negado. Mas continuem pedindo e deixem que o sistema leve a culpa, caso seja realizado um proceso de ma pratica medica.

POREM, acima de tudo, acho que o principal inimigo do medico é o proprio medico. Atitudes eticamente inadequadas de roubar pacientes, falar mal de colegas para outros colegas (hmmm....acho que acabei de fazer isso) e para pacientes e aceitar qualquer emprego que é oferecido por 9 reais/hora é um absurdo.

Esse trabalho de conscientizacao deveria comecar na faculdade. Que os planos de saude fosem realizados para exames complementares e internacao hospitalr e nao para o pagamento do medico.

Se um paciente fosse fazer o calculo atuarial , verificaria que o que ele gasta por ano é 20x mais do que ele realmente utiliza. A AMRIGS iniciou um trabalho da volta do medico particular. A consulta médica seria paga diretamente pelo paciente a um preço menor, por exemplo R$40,00.

Ja escrevi de mais e creio que poucos lerao até o final

Um abraco

--
Ricardo Savaris, MD, PhD
Porto Alegre, RS
Brazil
55 51 3211944

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:37:29 2008