![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Minha crítica a reportagem da revista Veja foi com rFrom: João Batista Marinho de Castro Lima (jbmclima@uol.com.br)Mon, 3 May 1999 18:48:50 -0300
Concordo plenamente com as reivindicações do colega e em nenhum momento eu ataquei ninguém. Concordo também que a imprensa tem tido uma postura extremamente negativa em relação à nossa profissão o que não condiz com a realidade. No meu E-mail eu disse que o médico brasileiro é um herói sim e concordo que nós não somos responsáveis pela situação de saúde no Brasil. Muito contrário, acho até que não está pior pelo desprendimento de inúmeros colegas que trabalham em condições extremamente precárias, assim como de outros profissionais de saúde. A minha discordância foi apenas com a argumentação de que cesariana é mais segura que parto normal, por que não é isso que está demonstrado na literatura, seja em qualquer país. Opiniões pessoais são difíceis de avaliar porque não temos os números. Obviamente, para avaliar a morbidade e mortalidade da cesariana quando comparada ao parto normal, deveríamos fazer estudos comparativos, controlando as variáveis de confusão e necessariamente, deveríamos ter um número de mulheres suficientes para dar força estatística ao estudo, o que é difícil com experiências particulares. Trabalho em um hospital que só atende a pacientes do SUS, dou plantões e já perdi a conta de quantos partos eu já assisti nos meus 14 anos de profissão. Temos uma taxa de cesariana de 13 %, com bons indicadores de saúde materna e perinatal. Atualmente atendemos cerca de 4.000 partos por ano e contamos com equipe completa (pediatra, anestesista, obstetra e enfermeira obstetra). Foi bom se mencionar aqui a figura da enfermeira obstetra, pois acredito que a mesma representaria um papel importante na redução das taxas de cesariana no Brasil e isso nós podemos comprovar com a experiência do nosso serviço. Posteriormente divulgarei nesta lista, alguns dados relativos à nossa prática, para não ficarmos no achismo. João Batista Marinho de Castro Lima jbmclima@uol.com.br -----Mensagem original----- De: Joao Lima <medico12@hotmail.com> Para: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@talk.obgyn.net> Data: Sexta-feira, 30 de Abril de 1999 07:46 Assunto: Minha crítica a reportagem da revista Veja foi com relação a forma leviana com q
>>Minha crítica a reportagem da revista Veja foi com relação a forma leviana
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:37:28 2008 |
|