![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: comentarios sobre a reportagem da revista vejaFrom: Valéria da Silva Fonseca (valfca@rio.matrix.com.br)Fri, 30 Apr 1999 00:50:35 -0300
Certamente, toda opinião deve ser fundamentada num marco referencial e de fato, autores que fizerão e fazem as escolas de obstetrícia no Brasil, apontam para a diminuição da morbimortalidade materna nos partos por via baixa. As condições de trabalho podem de fato influir no resultado pós-natal, mas não podemos olhar somente sob este prisma vez que a capacitação do profissional é fundamental. Não se trata de corporativismo público, mas reconheçamos que os nomes importantes da obstetrícia estão ligados ao setor público, seja no ensino, na assistência ou na pesquisa, apesar das condições do SUS. Praticamente, 80% da demanda da população de gestantes é de baixo risco e intentar convencer que na rede privada, face a ausência do SUS, as cesarianas oferecem menor risco, é ao meu ver a elitização de fato natural que repete apostura da mídia, de responzabilizar o que é público pelos erros por vezes cometidos. Para proteger os direitos éticos de um profissional e a população deste mesmo profissional existem os Conselhos Regionais; para questionar direitos trabalhistas aí estão os Sindicatos (que nós compomos) e para progredir científicamente e divulgar a pesquisa contamos com as Sociedades e Associações. Acho que devemos ter cuidado, para não cairmos numa fala corporativista, lembrar que existem profissionais e profissionais e, não universalizarmos a excelência do profissional, pois então caíremos na esparrela que permite universalizar igualmente o mau profissional. Profª Ms Enfª Obstetra Valéria Fonseca CorenRJ39558 IFF/FIOCRUZ IMMFM/SMS -----Mensagem original----- De: Marcos Augusto Dias <marcosparto@alternex.com.br> Para: Multiple recipients of list OBSTET-L <obstet-l@talk.obgyn.net> Data: Quarta-feira, 28 de Abril de 1999 19:20 Assunto: comentarios sobre a reportagem da revista veja
>Acho muito importante que as taxas de cesariana em nosso pais estejam
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:37:23 2008 |
|