![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
De novoFrom: José Jacyr Leal Júnior (caf@jacyrleal.com.br)Thu, 29 Apr 1999 20:47:19 -0300
Prezados Colegas Minha crítica a reportagem da revista Veja foi com relação a forma leviana com que somos mensionados insistentemente pela mídia. Não quis em momento algum reiniciar a discussão sobre parto x cesárea, inclusive comuniquei isso. Nem um nem outro lado está totalmente certo porque são muitas as variáveis de atendimento ao parto: Normal via baixa ou Normal via alta. Porém com o teor das respostas não me contenho e quero citar dois fatos: 1.. Realizei um parto cesáreo sem cobrar, numa mulher muito simples a pedido de um amigo, num hospital no litoral do estado há 4 anos. GV PIV já com colpoperineo realizada e laqueada (engravidou c/ a laq) Além disso o motivo da cesarea era também refazer a laq e corrigir a imensa cicatriz obliqua e irregular que a Laq anterior deixou. Fui até aquela cidade com um amigo pediatra. Já de inicio perguntei ao médico clinico, anestesista, diretor do hospital, vereador etc etc etc, se não ia instalar o soro antes da peridural já que iniciava o ato anestésico. Ele prontamente perguntou porque e com a resposta demonstrou alegria em descobrir "porque as pacientes sempre desmaiavam nessa parte". Na seqüência se protificou a me auxiliar. Para minha surpresa o campo cirúrgico não alcançava o joelho da gestante. Paciente bloqueada, campinhos colocados, só me restou iniciar o procedimento evitando que compressas que tocavam o joelho peludo da paciente voltassem ao campo cirurgico apesar da insistenia nisso por parte do meu auxiliar. Só para terminar ele me contou durante o ato o porque da laq. frustra: " - Fiz um quetalar após o parto e depois de laquear uma trompa a bicha estribuchou na mesa e eu fechei. Não disse que só liguei uma trompa porque ela já me havia pago..." Obs. Das regionais de maior índice de mortalidade materna está o litoral. 2.. As cesáreas realizadas em muitas cidades européias e norte americanas AINDA HOJE, são cirurgias de grande porte com anestesia geral, entubação, sonda vesical, incisão mediana pontos separados em todos os planos cirúrgicos com duração média de duas horas e internamento por 10 dias. Alias verifiquei isso em 1988 e ao retornar em outubro passado para uma visita me dei conta que não evoluiram nada, apenas o internamento em 1988 era 15 dias pós cesárea e 7 dias pós parto. Assim na Espanha, Alemanha e segundo informações França etc. Na alemanha os médicos sequer realizam períneo e dizem às pacientes que a vagina é para isso mesmo. Respondi a ele que aqui no Brasil temos outras funções para ela. Faço cesáreas há 15 anos trocando novas piadas com a paciente enquanto operamos numa duração média de 30 minutos, incisão pfanestiel, sem lesão muscular como é praxe numa episiotomia, fetos com "certificado de maturidade" hospital equipado com o que há de melhor em suporte a anestesia e berçario. Na minha estatística tive até hoje dois hematomas em subcutâneo que necessitaram drenagem e uma infecção superficial nos pontos quando iniciei sutura intradermica e ainda mantinha sem curativo. Desculpem a auto menção mas só quero mostrar que opinar sobre estastíticas de complicações de cesáreas, temos que saber em quais cesáreas, quais condições, onde, após quantas horas de trabalho de parto ? quais condições de complicabilidade. Etc etc etc... e com todas as dificuldades existentes em nosso País temos que parar de discutir coisas pequenas (ou bem pequenas como o sexo dos anjos) e procurar dar o melhor de cada um de nós a nossas pacientes. Um abraço José Jacyr Leal Júnior Centro de Avaliação Fetal Batel SC Ltda Curitiba Paraná Brasil
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:37:23 2008 |
|