gravides cervical - compartilhando experiência

From: JOSE LUIS QUELHO (quelho@auanet.com.br)
Sun, 25 Apr 1999 16:27:16 -0500 (CDT)

Esta semana recebi em minha clinica uma senhora de 37 anos de idade com amenorréia de 7 semanas de evolução e que nos ultimos 5 dias vinha apresentando sangramento transvaginal leve/moderada intensidade após dor pelvica súbita de moderada intensidade, exame ultrasonografico anteriores (3) (realizada em outra clinica) negativo para gravidez e teste gravidez negativo; ao exame ginecologico utero apresentava-se aumentado de volume sugestivo de gestação 2/3 meses, colo amolecido - realizado ultrasonografia evidenciamos: utero aumentado de volume, massa mista (cujo maior diametro media 4 cm) na parede anterior do utero, limites imprecisos entre o miometrio/endometrio, abaulando a superficie uterina localizada na região istmica/cervical, coleção liquida na cavidade uterina, Test Pack positivo - diante do quadro clinico apresentado pela paciente fiquei com 4 possibilidades diagnostica: aborto em curso (possibilidade remota), degeneração molar, gestação no canal cervical (orif. interno), gravidez ectopica interposta entre a bexiga e a região istmica uterina. Em virtude da clinica apresentada pela paciente optei pela sequinte conduta: punção fundo de saco de Douglas (resultado: Positivo para sanque o que gerou a sequinte duvida punçao do utero ???)e wintercuretagem uterina (histerometria 11 cm) - o que provocou aumento significativo do sangramento apresentado pela paciente (não houve perfuração uterina !) - diante desta situação realizei laparotomia (incisão a Phannestiel) ao inventario da cavidade abdominal encontramos discreto hemoperitôneo, aderencias intestinais na pelve, alguns focos de endometriose (microfocos), massa integra hipervascularizada na região cervical uterina, parede anterior - realizado histerectomia subtotal, incisão uterina abaixo do local do implante da gestação - encaminhado peça para estudo histoanatomopatologico. A paciente encontra-se no seu primeiro dia de pos operatorio e esta evoluindo satisfatoriamente. ------------------------- Gostaria conhecer a experiência dos colegas e/ou dados de literatura ------------------------- referente outras conduta possiveis de serem adotadas neste tipo de ------------------------- situação.

Grato pela sua atenção.

--
Jose Luis Quelho
CRMMS - TEGO
Ultracenter
Aquidauana - MS

observação: a paciente foi exaustivamente estudada ultrasonograficamente e realizado varias fotografias aos quais tenho interesse de converter em slide - algum colega pode me ajudar como proceder ?

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:37:22 2008