![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: morte maternaFrom: Flavio Monteiro de Souza (flavioms@uninet.com.br)Mon, 15 Mar 1999 22:46:56 -0300
Caro Salvio: Esses teclados e a deasatencao provocaram o erro. Obrigado pela retificacao: 42 dias. Apesar de conhecer o conceito de morte materna tardia, esse se prende, ao meu entender, `as causas relacionadas com a gestacao. Nao me parece, no caso citado, que um AVC tenha relacao com uma gravidez que havia terminado 2 meses antes. E' verdade que faltam dados. Parece-me ter sido um caso sem relacao de causa e efeito com a gravidez, ou seja, sem ter havido uma "causa obstetrica direta ou indireta". Foi neste conceito que me baseei quando afirmei que nao se tratava de obito materno. Por favor, me esclareca a seguinte duvida: um caso de obito sem relacao com qualquer causa obstetrica ocorrido mais de 42 dias apos o parto deve ser estudado como obito materno tardio, ou apenas deveria ser considerado obito materno, epidemiologicamente, se houvesse ocorrido dentro dos primeiros 42 dias do puerperio? Um abraco, agradecendo o carinho, Flavio. ______________________________________ Flavio Monteiro de Souza ______________________________________ Professor Assistente - Obstetricia - UERJ flavioms@uerj.br -----Mensagem original----- De: salvio freire <salvio@elogica.com.br> Para: Multiple recipients of list <obstet-l@talk.obgyn.net> Data: Sábado, 13 de Março de 1999 19:18 Assunto: morte materna
>Prezado Flavio:
>>1. Morte materna he aquela que ocorre ate 42 dias do termino da gestacao.
>Salvio Freire
De: Betania Maria Fernandes <betania@enfermagem.ufjf.br>
>1) É um caso de MM tardia e a única informação que temos é: Mulher de 35
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:37:15 2008 |
|