Re: morte materna

From: Flavio Monteiro de Souza (flavioms@uninet.com.br)
Mon, 15 Mar 1999 22:46:56 -0300

Caro Salvio:

Esses teclados e a deasatencao provocaram o erro. Obrigado pela retificacao: 42 dias.

Apesar de conhecer o conceito de morte materna tardia, esse se prende, ao meu entender, `as causas relacionadas com a gestacao. Nao me parece, no caso citado, que um AVC tenha relacao com uma gravidez que havia terminado 2 meses antes. E' verdade que faltam dados. Parece-me ter sido um caso sem relacao de causa e efeito com a gravidez, ou seja, sem ter havido uma "causa obstetrica direta ou indireta". Foi neste conceito que me baseei quando afirmei que nao se tratava de obito materno.

Por favor, me esclareca a seguinte duvida: um caso de obito sem relacao com qualquer causa obstetrica ocorrido mais de 42 dias apos o parto deve ser estudado como obito materno tardio, ou apenas deveria ser considerado obito materno, epidemiologicamente, se houvesse ocorrido dentro dos primeiros 42 dias do puerperio?

Um abraco, agradecendo o carinho, Flavio. ______________________________________ Flavio Monteiro de Souza ______________________________________ Professor Assistente - Obstetricia - UERJ flavioms@uerj.br

-----Mensagem original----- De: salvio freire <salvio@elogica.com.br> Para: Multiple recipients of list <obstet-l@talk.obgyn.net> Data: Sábado, 13 de Março de 1999 19:18 Assunto: morte materna

>Prezado Flavio:

>>1. Morte materna he aquela que ocorre ate 42 dias do termino da gestacao.
>Acho que foi um erro de digitacao quando voce escreveu "... 45 dias apos o
>termino da gestacao", porem merece retificacao para nao transmitir a
>informacao errada.
>
>2. A 10a. revisao da Classificacao Internacional de Doencas, que foi
aprovada >na Conferencia para a Décima Revisao, realizada em Genebra em 1989, e
adotada >pela Quadragesima Terceira Assembleia Mundial de Saude, em 1990, manteve a
>definicao de morte materna com os 42 dias, mas propos algo novo: a
definicao >de morte materna tardia que he "a morte de uma mulher por causas
obstetricas >diretas e indiretas ocorrida apos 42 dias, porem com menos de 365 dias (um
ano) >apos o termino da gestacao".

>Salvio Freire
>

De: Betania Maria Fernandes <betania@enfermagem.ufjf.br> >1) É um caso de MM tardia e a única informação que temos é: Mulher de 35
>anos, apresentou AVC dois meses após uma cesariana. Poderá considerado um
>óbito evitável?

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:37:15 2008