Re: Gestação e cisto ovariano

From: Carlos Isaia Filho (isaiaf@zaz.com.br)
Sun, 07 Mar 1999 23:58:33 -0300

Caro Luiz:

Estou com um caso parecido ao teu. Cisto ovariano de 6 cm a E que foi diagnosticado com 7 semanas de gestação, porém a paciente apresentava dor pélvica. Embora cirurgião videolaparoscópico, minha conduta foi expectante, e com 12 semanas, o cisto havia crescido para 10 cm no maior diâmetro. Meu plano era aguardar até 14 semanas e realizar uma "open laparoscopy" (tamanho uterino, presão do pneumo, CO2) e abordar o cisto. Surpreendentemente na ecografia de 14 semanas, o cisto começou a apresentar sinais de involução. Cisto de Corpo Lúteo? Agora a paciente está com 20 semanas, e muito bem. Cuida que Endometrioma, ecográficamente falando, é facilmente confundido com Cisto de Corpo Lúteo Hemorrágico mesmo com este diâmetro.

Um abraço

--
CARLOS ISAIA FILHO  isaiaf@zaz.com.br

Marcelo Cézar Cicuto escreveu:

> Luiz > > Este e um caso um tanto delicado, vc sabe disto. Em minha opiniao devemos > primeiramente ter uma seguranca de que este cisto eh benigno. A melhor forma > neste caso e realizando um doppler. O CA 125 nao e util pois hah uma > alteracao na gravides para mais. Tendo firmado a suspeita de um teratoma > mais comum dos cistos na gestacao) ou endometrioma( o mais importante se eh > benigno ou maligno), temos que orientar sobre o passo mais seguro. Este > cisto tem 9 cm , o risco de uma complicacao com torcao ou rotura eh grande. > Com dose semanas , uma intervencao para retirada deste cisto eh arriscado > pelo alto indice de aborto espontaneo, a nao ser que seje feito via > videolaparoscopia, mas isto exige um cirurgiao experimentado. Aconselho > aguardar ateh 16 semanas realizar um novo USG com doppler e se mantiver as > caracteristicas, realizar laparotomia para retirada o cisto. > Aguardo novas ideias de nossos companheiros, afinal de contas e um caso > delicado. > > Dr. Marcelo Cezar Cicuto > mccicuto@zaz.com.br > > -----Mensagem original----- > De: Luiz Roberto Zitron <zitronlr@dialdata.com.br> > Para: Multiple recipients of list <obstet-l@talk.obgyn.net> > Data: Quinta-feira, 4 de Março de 1999 00:10 > Assunto: Gestação e cisto ovariano > > >------=_NextPart_000_0054_01BE65D7.6C55F820 > >Content-Type: text/plain; > > charset="iso-8859-1" > >Content-Transfer-Encoding: quoted-printable > > > >Gostaria de saber a opinião e a experiência dos colegas sobre o > >assunto. > > Tenho uma paciente que tem diagnóstico antigo de endometriose, e > >levou quase dois anos para conseguir engravidar.( Primigesta). No > >primeiro usg obstétrico com 7 semanas apareceu um cisto de ovário > >com 9 cm de diametro, com hipótese diagnóstica de endometrioma. > >Agora com 12 semanas a paciente continua com o mesmo cisto. ( agora > >também com HD de teratoma ). A paciente esta assintomática, e a > >gestação normal. Qual seria a conduta? > > > >Luiz Roberto Zitron, SÃO PAULO > > > >------=_NextPart_000_0054_01BE65D7.6C55F820 > >Content-Type: text/html; > > charset="iso-8859-1" > >Content-Transfer-Encoding: quoted-printable > > > ><!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD W3 HTML//EN"> > ><HTML> > ><HEAD> > > > ><META content=text/html;charset=iso-8859-1 > >http-equiv=Content-Type> > ><META content='"MSHTML 4.72.3110.7"' name=GENERATOR> > ></HEAD> > ><BODY bgColor=#ffffff> > ><DIV><FONT color=#000000 size=2>Gostaria de saber a opini&atilde;o e > >a > >experi&ecirc;ncia dos colegas sobre o assunto.</FONT></DIV> > ><DIV><FONT color=#000000 size=2>&nbsp;Tenho uma paciente que tem > >diagn&oacute;stico antigo de endometriose, e levou quase dois anos para > >conseguir engravidar.( Primigesta). No primeiro usg obst&eacute;trico > >com 7 > >semanas apareceu um cisto de ov&aacute;rio com 9 cm de diametro, com > >hip&oacute;tese diagn&oacute;stica de endometrioma. Agora com 12 semanas > >a > >paciente continua com o mesmo cisto. ( agora tamb&eacute;m com HD de > >teratoma ). > >A paciente esta assintom&aacute;tica, e a gesta&ccedil;&atilde;o > >normal.&nbsp; > >Qual seria a conduta?</FONT></DIV> > ><DIV><FONT color=#000000 size=2></FONT>&nbsp;</DIV> > ><DIV><FONT color=#000000 size=2>Luiz Roberto Zitron, S&Atilde;O > >PAULO</FONT></DIV></BODY></HTML> > > > >------=_NextPart_000_0054_01BE65D7.6C55F820-- > >

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:37:15 2008