Re: anticoncepcão por injetaveis vc. a emprega ?

From: Fernando Luiz Cesário (fcesario@estaminas.com.br)
Wed, 24 Feb 1999 14:34:31 -0300

Aos colegas da lista:

Acerca do debate sobre anticoncepção injetável, especificamente sobre a medroxiprogesterona na forma depot, desejo afirmar que, na minha experiência, é uma alternativa de grande valia, com a qual tenho razoável convívio ao longo de quase 15 anos. Realmente são frequentes as irregularidades menstruais, algumas vezes até nos obrigando à retirada do método. Porém, é um método extremamente eficaz (índices zero de falhas do método em cinco estudos, que abrangeram mais de 22.000 mulheres-mês, segundo M. G. Elder, in Clínicas Ginecológicas e Obstétricas, Atualização em Anticoncepção). O sangramento por disrupção é comum durante os primeiros intervalos das injeções, tendendo a desaparecer após a sexta injeção. A amenorréia ou oligomenorréia torna-se progressivamente mais comum, sendo que, após 12 meses de uso, 30-40% das mulheres não menstruam, e a maioria das restantes apresenta ciclos prolongados. As alternativas terapêuticas para esses sangramentos incluem: - antecipação daa próxima injeção de DMPA - administração de estrógenos orais ou injetáveis - doses mais elevadas nos casos de sangramentos abundantes, com ou sem acréscimo de progestogênios orais. - associação de anti-hemorrágicos, como o ácido mefenâmico ou o ácido epsiloaminocapróico. - Raramente, curetagem uterina (nunca necessitei de fazer, em toda a minha vida. As muheres devem ser alertadas para essas alterações menstruais, que são muito frequentes. Penso ter colaborado, com a minha experiência, para o debate. Gostaria de ver outras opiniões e aproveita para apresentar mais uma questão: Alguém tem experiência com o uso de vacinas (orais ou injetáveis) nos casos de candidíase recidivante? Grato Fernando Cesário Cataguases - MG

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:37:07 2008