Re: Aderencias e Ultra-som

From: raulmuniz@web4u.com.br
Sun, 20 Dec 1998 22:35:00 -0500

Companheiro Mario Tenho participado desta lista apenas como apreciador dos temas aqui discorridos. Como ultra-sonografista, posso dar a minha contribuicao a este tema. Acho que tem havido um exagero por parte de quem realiza exames ecograficos no aspecto diagnostico do mesmo. Vejo a USG como um grande avanco na toco-ginecologia, porem, talvez devido aa inexperiencia de quem realiza os exames, ocorrem excessos na capacidade diagnostica do metodo. Aderencias pelvicas podem ser suspeitadas em algumas situacoes especiais, tal como a visualizacao de um ovario em posicao fixa junto ao utero ou de localizacao extra-pelvica. Nao conheco nenhum trabalho cientifico que afirme a capacidade diagnostica da USG em diagnosticar aderencias pelvicas, mas gostaria que outros colegas colcassem as suas opinioes. Espero ter ajudado. Abracos a todos e um Natal com muita Paz e Harmonia.

Raul Muniz, MD, TEGO, TCBR Serviço de Diagnósticos por Imagens Hospital de Oncologia Instituto Nacional de Câncer / Brasil raulmuniz@web4u.com.br

OB>Tenho observado alguns laudos ultra-sonográficos que descrevem com OB>minúcias,quase uma descricao video laparoscopica,de aderencias pelvicas OB>em suas mais variadas apresentacoes. OB>Fica no ar a questao: Realidade ou Imaginacao?????

OB>-- OB>MARIO LIBARDI - MULTIMAGEM

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:36:51 2008