![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
En: embolia pulmonarFrom: Paulo Ayroza Galvão Ribeiro (payroza@uol.com.br)Thu, 15 Oct 1998 21:03:06 -0300
-----Mensagem original----- De: Paulo Ayroza Galvão Ribeiro <payroza@uol.com.br> Para: José Luis Quelho <quelho@auanet.com.br> Data: Quinta-feira, 15 de Outubro de 1998 20:58 Assunto: Re: embolia pulmonar Foi isto mesmo Quelho, O caso a que me referi foi exatamente este que vc presenciou. Agora então posso falar, eles estavam utilizando aquele aparelho da Optronic que é muito bom para meio líquido, mas não serve para meio gasoso, ele não tem controle de fluxo e por isso passa quanto gás quiser. Quanto a pergunta isto é meio capicioso, mas meu maior temos em HSC diag. é reação vagal como vc., embolia gasossa é complicação rara. Se a pergunta fosse qual delas é mais grave ou preocupante a resposta mudaria. Abraços, Paulo Ayroza -----Mensagem original----- De: José Luis Quelho <quelho@auanet.com.br> Para: payroza@uol.com.br <payroza@uol.com.br> Data: Quarta-feira, 14 de Outubro de 1998 22:40 Assunto: embolia pulmonar Em junho do ano passado durante o curso de endoscopia ginecologica que realizei na Endolazer, presenciei durante no centro cirurgico do hospital São Luis, um acidente embolico durante o transcurso de uma histeroscopia diagnostico. Se não me falha a memória durante o transcurso deste curso tive a grata satisfação ouvir uma palestra sua versando miomatose uterina. A questão que levantei foi decorrente de uma pergunta realizada na prova para habilitação em histeroscopia, promovida pela Febrasgo, na qual perguntou-se qual seria o maior temor do endoscopista no transcurso de uma histeroscopia: embolia ou reação vagal ? Pela raridade do evento de embolia pulmonar neste procedimento quando se emprega aparelhos adequado, meu maior temor seria a reação vagal num atendimento ambulatorial, que vc. pensa sobre isto ? Sem mais, atenciosamente Jose Luis Quelho CRM-MS - TEGO Aquidauana - MS
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:36:41 2008 |
|