![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: ABLAÇÃO ENDOMETRIALFrom: Paulo R. M. Barrozo, MD (barrozo@alohanet.com.br)Sun, 04 Oct 1998 21:39:09 -0300
JOSE LUIS QUELHO wrote: > > Quando vc. costuma indicar ? Indico para tratamento do sangramento uterino anormal de causa benigna pacientes com: Metrorragias que justifiquem uma histerectomia. Metrorragias resistentes a tratamento medicamentoso. Tamanho uterino menor que o equivalente a 12 semanas de gestação ou cavidade uterina até 10 cm. Ausência de patologia endometrial maligna. Prole completa. Ausência de patologias ginecológicas associadas que indiquem cirurgia mais ampla (por ex., prolapso, endometriose, neoplasia cervical intra epitelial, etc. Contra indicações: Contra-indicação absoluta: Cirurgião Histeroscópico Inexperiente Patologia maligna. Contra-indicações relativas: Infecção. Doença cárdio-respiratória grave. Sangramento uterino ativo.
>Qual o preparo que vc.tem feito para as pacientes candidata a este tipo de procedimento ? Ultra-sonografia Histeroscopia diagnóstica com biópsia ECG, hemograma completo, glicemia, coagulograma e eletrólitos. Preparo do endométrio com análogo do GnRH (opcional).
>Quais complicações vc.tem observado ? Já tive: Laceração do colo por pinça de Pozzi. Perfuração uterina. Sangramento. Podem ocorrer: “Overload”. Lesão intestinal. Lesão de bexiga. Infecção. Gravidez pos redução endometrial é possivel ? Não se deve fazer o procedimento em pacientes que desejam gestar. Não pode ser encarado como método contraceptivo no entanto, pois existem relatos de literatura, de alguns raros casos de gestação após a cirurgia.
> Enfim a finalidade e conhecer sua experiência no sangramento uterino anormal. Utilizo o método desde o início de 1993 e venho obtendo um bom resultado. As duas únicas histerectomias que tive que realizar após uma endometrectomia foram em duas esposas de colegas (só podia ser, não?). Os melhores resultados são obtidos em pacientes a partir dos 40 anos, mas tenho indicado o procedimento em pacientes de até 30 anos. Uma coisa complicada é quantificar o que é sucesso e o que é insucesso. Isso depende muito da expectativa da paciente em relação ao procedimento. Quanto mais motivada ela está para preservar o seu útero, maior o relato de sucesso do procedimento. O contrário também é verdade. No início eu indicava ou não o procedimento, baseado exclusivamente em critérios clínicos. Curiosamente muitas das pacientes de menor nível sócio cultural, não só não desejavam ter seus úteros preservados, como nas que eu insistí na endometrectomia, me relatavam insatisfação com o resultado em maior percentual do que as que estavam motivadas para não fazer a histerectomia. Parece que a coisa funciona mais ou menos como aquela história da paciente que no dentista fala: "arranca o dente", em vez de solicitar uma obturação. Infelizmente, a falta de informação e o nível educacional, às vezes impedem a paciente de fazer uma opção por um método de menor morbidade. Já enfrentei também um problema mais grave por duas vezes. Em pacientes com pequenos miomas sub serosos, que não tinham nada a ver com a metrorragia, fiz a endometrectomia, explicando antes que os miomas não seriam retirados e que a cirurgia se destinava apenas a resolver a metrorragia. Tive bom resultado em relação a queixa e dei alta ambulatorial às pacientes. Por razões diversas, as pacientes se consultaram com outros "colegas" ginecologista (cada uma com um diferente) e ambos disseram "mas como? você foi operada e ele deixou os miomas?" Para uma paciente ao ouvir a pergunta: "e o mioma pode virar câncer?" o "coleguinha" respondeu "nem sempre". O marido desta paciente foi ao meu consultório querendo me bater e disse que ia me processar. Temos que ter cuidado na indicação do método, cuidado em não criar falsas expectativas e principalmente cuidado com alguns "coleguinhas", que não fazem o método e odeiam os que fazem, pois isso acaba por repercutir em sua clientela. "HOMINI HOMINIUS LUPUS" Saudações.
-- ====================================================== Dr. Paulo R. M. Barrozo, M.D., TEGO, TCBC Secretary of Brazilian Society of Laparoscopic Surgery Clinica Santa Helena - Head of Ob-Gyn Dept. Cabo Frio - Rio de Janeiro - Brazil Fax:+55 24 6435103 Tel:+55 24 6471200 Ext 207 barrozo@bigfoot.com barrozo@usa.net http://www.geocities.com/~pbarrozo http://www.sobracil.org.br ======================================================
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:36:41 2008 |
|