![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: miomectomia laparoscópicaFrom: Paulo R. M. Barrozo, MD (barrozo@alohanet.com.br)Wed, 23 Sep 1998 21:45:05 -0300
Octacilio wrote: > > Prezado colega Paulo Barrozo e demais colegas, > Muito pertinentes suas colocações a respeito da miomectomia laparoscopica, > sendo indiscutível a proficência dos colegas citados em sutura endoscopica. > No entanto, minha preocupacao reside nas pacientes com desejo de gestar e > levar a gravidez a termo, visto que cada vez mais aparecem na literatura > relatos de ruptura uterina no ultimo trimestre de gestacao, publicados por > colegas com igual proficiencia (Harris, 1992; Dubuisson, 1995, Pelosi, > 1997;entre outos). Vossos resultados obstétricos têm sido satisfatorios ? Realmente Otacílio, a miomectomia é um dos procedimentos que mais suscita controvérsias na laparoscopia e confesso que volta e meia sou assaltado por muitas dúvidas dependendo do caso. Procuro sempre me conduzir naquele caso particular no que eu achar melhor para a paciente não importando a via da cirurgia e da sutura. Acho que venho tendo sorte nos meus casos e nas pacientes que já gestaram ainda não tive nenhuma rutura de útero. Atribuo porém tal resultado mais à criteriosa seleção da técnica a ser empregada do que a minha capacidade de fazer uma boa endossutura. Este é um assunto que me preocupa muito pois nós que de alguma forma somos formadores de opinião, e sei que você está incluído neste grupo, temos que ter muito cuidado quendo fazemos nossas apresentações nos congressos. Sou muito convidado pra falar sobre miomectomia laparoscópica e histeroscópica e faço sempre questão de enfatizar que considero a miomectomia de grandes miomas intra murais uma cirurgia de nível de complexidade IV, estando acima da histerectomia e que sua principal dificuldade está na sutura adequada. Aliás este é um tema que dá uma excelente mesa redonda. Quem sabe não poderíamos debatê-lo no congresso da SOBRACIL em Florianópolis ano que vem? Te encarrego de me lembrar do assunto, viu?
> Gostaria de lembrar também que a colpotomia posterior representa uma outra Tens toda a razão, apenas gosto de evitar abordar o fundo de saco de Douglas em pacientes que ainda desejam filhos, neeses casos em sendo necessária a via aberta prefiro a minilap.
A cirurgia vaginal, que foi esquecida durante muitos anos,
> recentemente tem experimentado um renascimento, basta observar o declinio Não precisa enviar, já tive oportunidade de discutir este assunto pessoalmente com o Harry Reich, momentos antes de levá-lo para a Academia da Cachaça no Rio de Janeiro e presenciar um dos mais monumentais pileques da história da endoscopia mundial. 8-) Já pude também conversar sobre o assunto com o atual presidente da FIGO que é um colega indiano que o nome me foge no momento. Ele me disse achando um pouco de graça que esta discussão de histerectomia laparoscópica ou abdominal é uma coisa muito estranha, pois para eles a histerectomia "é uma cirurgia vaginal", sendo a via abdominal ou vídeo assistida uma extrema excessão. Mundinho grande essse que a gente vive não é? Nós aqui discutindo uma coisa e a turma lá do outro lado da nossa espaçonave achando graça.
>Nossa experiencia confirma estes dados (Figueiredo et al., Aguardo ansiosamente a publicação (aliás no texto aí encima já está toda a bibliografia do artigo, não é?). ROTFL 8-) BTW, vais ao congresso do AAGL em Atlanta? Se fores gostaria de te encontrar. Entre colegas do Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande vão uns 12 ou 15 e pretendemos nos encontrar para fazer umas endoscopias de algumas garrafas de whisky (perhaps whiskey or bourbon, as you wish)... 8-)))))
> Um Abraço U.G.A!
-- ====================================================== Dr. Paulo R. M. Barrozo, M.D., TEGO, TCBC Secretary of Brazilian Society of Laparoscopic Surgery Clinica Santa Helena - Head of Ob-Gyn Dept. Cabo Frio - Rio de Janeiro - Brazil Fax:+55 24 6435103 Tel:+55 24 6471200 Ext 207 barrozo@bigfoot.com barrozo@alohanet.com.br http://www.geocities.com/~pbarrozo ======================================================
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:36:35 2008 |
|