![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Moebius ou Mobins eis a questão!From: yara machado (ride@provida.org.br)Wed, 2 Sep 1998 05:18:10 -0500 (CDT)
At Mon, 17 Mar 1997, Christian Sgarbi wrote: > >Caros colegas, > >A conclusão que chegamos é que estamos falando da mesma síndrome q e adotou >nomes diferentes talvez devido a nossa tradução. >A questão foi levantada pelo colega Dr. Octacilio Couto que com uma >paciente de 10 semanas de gestação fez uso de misoprostol (cytotec) as o >abortamento não se concretizou e a pergunta era a seguinte: Qual o ris o >para malformação? >O colega Dr.Thomaz Gollop levantou a hipótese para averiguar a síndr me de >Moebius. >Como eu não conhecia tal síndrome, a única coisa que me referí f i lesão >neuromotora (oculomotora) que fazia parte da sd de Mobins. Aí a discus ão >continuou.... >Mas só com a ajuda do nosso colega de Portugal o Dr. Ricardo Marques me >passou as referência em que concluiram que estavamos falando da mesma >coisa! >A tal sd. de Moebius ou Sd de Möbins (com o trema no O) é uma parali ia >congênita >geralmente bilateral dos músculos faciais, associada frequentemente a >paralisia do VI par craniano (motor ocular externo), tb oculomotores, >perturbações na audição, anomalias músculo-esqueléticas e de iciência >mental. Tem sido demonstradas lesões anatômicas do tronco cerebral a sim >como as miopatias. >A referência foi encontrada pelo Dr. Ricardo e especificamente o assun o e' >a >seguinte (entre outras): >Gonzalez CH, Vargas FR, Perez ABA et al. Limb deficiency with or without >Mobius sequence in seven Brazilian children associated with misoprostol >use in the first trimestre of pregnancy. Am J Med Genet 1993; 47 (1): >59-64 > >Bom, vale lembrar que a casuística é de SETE pacientes! E até hoje só ví UM >(que pode ser até um destes sete pacientes quem sabe...). E todos sabe os >que aqui no Brasil o cytotec foi (e ainda é) um dos maiores medicament s >utilizados para interrupção da gestação adotadas pelas própria pacientes. >Talvez esta sd não seja tão frequente devido ao poder devastador que esta >droga causa no concepto (e até na gestante) não deixando chegar adia te e >ter alguma vida. Como todos sabem, embora a finalidade seja para o >tratamento de úlceras gástricas (e pelo visto funcionava muito bem) e >tornou a brasileiríssima "Pilula do Dia Seguinte" (pois a paciente no ia >seguinte parava no hospital por hemorragia uterina grave). > >Gostaria de Agradecer a todos os colegas (inclusive os que não citei) ela >nossa questão levantada. Mais uma vez, acredito que seja dessa forma e que >nos tornamos profissionais cada vez melhores em nossas áreas. > >AH! Quem tiver home page, por favor envie o endreço para meu e-mail pa a >que eu possa colocar um link na minha página em >http://www.urbi.com.br/~angel/index.htm > >[]'s >Christian Sgarbi >chris@urbi.com.br trabalho com equoterapia e gostaria de manter contato com os interessados ride@provida.org.br
-- yara machado ride equopterapia reeducação e reabilitação para portadores de necessidades especiais
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:36:34 2008 |
|