![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: =?iso-8859-1?B?QWx0ZXJh5+NvIEdlbul0aWNhLg==?Content-Transfer-Encoding: 8bitFrom: Antonio Coelho. (acoelho@bluenet.com.br)Mon, 31 Aug 1998 19:13:13 -0300
>Prezados colegas da lista. >Estou com um caso de uma paciente que me procurou devido à amenorréia >secundária. A mesma possuía ciclos irregulares e evoluiu com quadro de >amenorréia. As dosagens hormonais mostravam um quadro claro de Menopausa >Precoce (?). Os níveis de LH e FSH encontravam-se muito elevados, com a >dosagem de estrógenos muito baixa. A Ultrasonografia mostrava-se normal. >Iniciei com indução da ovulação sem resposta adequada, quando a paciente >procurou um centro de ensino. Lá, o estudo Genético mostrou tratar-se de um >caso de mosaico 46,xx e 46,xxx, o que explica a amenorréia. A mesma retorna >hoje ao meu serviço me pedindo uma orientação pois os médicos não a estão >orientando quanto a uma possibilidade de gravidez. Gostaria de saber se >algum colega tem alguma experiência com estes casos, pois tenho que definir >para ela se a mesma pode ou não engravidar através da fertilização >assistida. Será que a propedêutica acaba aquí (biópsia de ovário para >pesquisar a ausência de ovócitos??? Se presentes, será que não se trata de >um caso de ovários não respondem aos estímulos hormonais???). >Grato pela atenção de todos vocês. >Gabriel Ferreira Neto >Ginecologista e Obstetra. >Santa Casa de Caeté. >Caeté - Minas Gerais. >gabrielf@bhnet.com.br > > Prezado Gabriel. Tudo lava a crer , que a paciente em questao tem menopausa precoce devido a atresia acelerada dos foliculos pela constituicao cromossomica anormal. Frequentemente essas pacientes tem gonadas em estria com algum tecido cortical ovariano funcionante, responsavel pelo desenvolvimento feminino, com menstruacoes esporadicas e ate reproduçao. Se deseja reprodu;cao, acho a doaçao de oocitos uma boa conduta. Do contrario, a TRH por razoes obvias. Atenciosamente.
--
Antonio Coelho Toco ginecologista Garanhuns PE
.
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:36:24 2008 |
|