Re: Alteração Genética.

From: Ricardo Savaris (savaris@orion.ufrgs.br)
Mon, 31 Aug 1998 12:32:10 -0300

CAro Gabriel

Acho improvável que consigas tirar água de pedra, ou seja, na falência ovariana não temos oócitos residuais e qualquer tentativa com clomifene é inadequada.

Uma opção para ela seria doação de oócitos. Pois mesmo que ela engravide, existe a chance de se pegar a parte com alteracao cromossomial e seria ruim o desfecho

--
Ricardo Savaris, MD,MSc, TEGO (happy, because my Antibody arrived :)
Porto Alegre, RS
Brazil
55 51 3211944

---------- > De: Gabriel Ferreira Neto <gabrielf@bhnet.com.br> > Para: Multiple recipients of list <obstet-l@talk.obgyn.net> > Assunto: Alteração Genética. > Data: Domingo, 30 de Agosto de 1998 14:00 > > Prezados colegas da lista. > Estou com um caso de uma paciente que me procurou devido à amenorréia > secundária. A mesma possuía ciclos irregulares e evoluiu com quadro de > amenorréia. As dosagens hormonais mostravam um quadro claro de Menopausa > Precoce (?). Os níveis de LH e FSH encontravam-se muito elevados, com a > dosagem de estrógenos muito baixa. A Ultrasonografia mostrava-se normal. > Iniciei com indução da ovulação sem resposta adequada, quando a paciente > procurou um centro de ensino. Lá, o estudo Genético mostrou tratar-se de um > caso de mosaico 46,xx e 46,xxx, o que explica a amenorréia. A mesma retorna > hoje ao meu serviço me pedindo uma orientação pois os médicos não a estão > orientando quanto a uma possibilidade de gravidez. Gostaria de saber se > algum colega tem alguma experiência com estes casos, pois tenho que definir > para ela se a mesma pode ou não engravidar através da fertilização > assistida. Será que a propedêutica acaba aquí (biópsia de ovário para > pesquisar a ausência de ovócitos??? Se presentes, será que não se trata de > um caso de ovários não respondem aos estímulos hormonais???). > Grato pela atenção de todos vocês. > Gabriel Ferreira Neto > Ginecologista e Obstetra. > Santa Casa de Caeté. > Caeté - Minas Gerais. > gabrielf@bhnet.com.br >

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:36:24 2008