![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Endometrio - Caso ClinicoFrom: Paulo R. M. Barrozo, MD (barrozo@alohanet.com.br)Thu, 20 Aug 1998 20:09:55 -0300
JOSE LUIS QUELHO wrote: > > Caro colega > > Acho pouco provavel, que a causa da infertilidade apresentada pela > paciente seja decorrente de fatores imunologico, creio que vc. deveria > infestigar alterações na cavidade uterina, como por exemplo sinéquias, > hipovascularização endometrial ou até mesmo tuberculose. Gostaria que > outros colegas com experiência em histeroscopia pudessem opiniar.O > colega Paulo Barrosso por onde anda ? Já que fui citado vou meter minha colher torta 8-) Eu estou sumido porque estou cheio de compromissos. Amanhã mesmo inicio novo curso de histeroscopia aqui em Cabo Frio, estou meio sem tempo, mas vamos lá... Para quem não o conhece, o colega Carlos Isaias é um dos endoscopistas ginecológicos mais respeitados do Brasil e um expert em reprodução humana, logo sua investigação deve ter sido muito minuciosa. Concordo com o colega José Luis, de tudo que foi citado, só não ví uma histeroscopia no relato. Com isso teríamos uma análise segura da endocérvice e da cavidade uterina, que uma biópsia às cegas não pode fornecer, mesmo com ajuda da HSG e da US. Há 4 meses atendí uma paciente com uma história muito parecida. Para minha surpresa, na histeroscopia encontrei uma sinéquia espessa no orifício interno do colo, que foi desfeita no ato. A paciente engravidou espontâneamente dois ciclos após. Saudações,
-- ====================================================== Dr. Paulo R. M. Barrozo, M.D., TEGO, TCBC Secretary of Brazilian Society of Laparoscopic Surgery Clinica Santa Helena - Head of Ob-Gyn Dept. Cabo Frio - Rio de Janeiro - Brazil Fax:+55 24 6435103 Tel:+55 24 6471200 Ext 207 barrozo@bigfoot.com barrozo@alohanet.com.br http://www.geocities.com/~pbarrozo ======================================================
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:36:23 2008 |
|