![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: fenda palatina posteriorFrom: JOSE LUIS QUELHO (quelho@aua.alanet.com.br)Wed, 22 Jul 1998 21:50:15 -0500 (CDT)
Caro Ricardo Agradeço sua colaboração. Seque abaixo complementação dos questionamento que vc. me fez.
At Thu, 9 Jul 1998, ricardo savaris wrote:
>
dentes separados na linha media da arcada dentária no maxilar superior.
A mulher em questão e todas suas irmãs (6) o possuem, e todas passaram
por aborto sem uma explicação precisa.
> A cliente em questão foi levada a hipotese de insuficiência de corpo lúteo e conforme protocolo um serviço de reprodução humana aqui do meu estado foi recomendado progesterona natural (injetavel) e ultragestan (comprimido) via oral acrescido de estrace 2 mg o qual foi administrado até a 10a. semana gestacional. Solicitei parecer desta conduta no serviço do Prof. Dr. Roger (CLINICA GENESIS - SP) e esta conduta em administrada em situações especiais.
>> Durante todo o transcurso da gravidez a mesma apresentou por diversas realizado todos exames de rotina após os abortos, tendo sido inclusive pesquizado: citomegalovirus, listeriose, toxo, aids, LES, dosagem hormonal t3, t4 e tsh, entre outros e todos exames absolutamente normais, não realizei estudo genetico.
inclusive >> Questionamentos:
>> - como esta mulher possue historico familiar de abortos de repetição e
O primeiro parto desta mulher foi parto cesariana em virtude de
desproporção cefalo pelvica. Criança sadia, porém, portadora de
diastema.
> O que me levou a este questionamento e que além dos abortos sucedidos nessa familia, ha um ano uma das irmãs desta cliente perdeu um filho com 2 anos de idade com tumor cerebral, proximo aos ventriculos cerebrais.
>> - Será que esta fenda palatina foi decorrente do emprego de Li um relato isolado de ocorrência de fenda palatina após uso de estrogenioterapia.
>> - A ultrasonografia obstetrica morfologica muitas vezes tem grandes
Esta cliente era submetida a ultrasonografia seriada, semanal, tendo
sido examinada por 5 colegas, inclusive eu a examinei diversas vezes e
não consequi diagnostica a patologia intrautero.
> Mais uma vez, obrigado pela sua colaboração, espero que outros colegas possam tambem se manifestar sob este tema. Jose Luis.
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:36:17 2008 |
|