cesareas

From: OLIDIO VAZ PRIMO (olidio@net21.com.br)
Mon, 15 Jun 1998 20:06:31 -0300

estou acompanhando o parecer de nossos colegas da indicação de cesareas.Ponto pacífico, o Ministro só pagará 30% e tchau.Discutir indicação no sus é inocuo.No particular sabemos que a vontade do doente tem peso grande.Porisso para qu discutir.Parto normal é normal,não precisa de ninguem para atrapalhar.A mulher pode ter em casa, sem ônus para os governos.Índios fazem isso. Os 15% dos patológicos, encaminha-se aos obstetras ou enfermeiras que farão ou não cesareas conforme sua competência ou conveniência. Em artigo de EDSON DE OLIVEIRA ANDRADE, conselheiro do CRM do Paraná, mostra como pouco a pouco o médico está sendo alijado do ATO MEDICO. Será isso possível?Todo colega deveria ler este artigo publicado nos anais de CRM. É chocante ver uma realidade indiscútivel.Fora isso lembro-me do colega que ao chegar ao inferno, ficou pasmo a ponto de perguntar ao Demo, porque dos caldeirões escaldantes, só dos médicos não tinha tampa. pois podem fugir dizia alarmado. Disse-lhe o Demo:fique tranqüilo que um puxa o outro para baixo. Sozinhos só perdemos.Medidas são tomados guela abaixo. Não se respeita as condições regionais .Acho que médico são parte indissolúvel de uma mesma família. Devemos nos unir, não é possível tantas disparidades. Já fiz nesses trinta anos de formado milhares de partos. Nossa maternidade apresentava índices baixos de cesareas. Adquirimos cardiotoco, ultra-son, temos neonatologistas e agora já estamos em quarenta por cento de cesáreas..Não quero lembrar o passado. Roturas, síndrome de coagulação intravacular, HELLP, morte fetal,só Deus sabe. Faços cursos regularmente, visito maternidades públicas e continuo achando que eu estou certo. Será? Nos EUA sabemos dos processos e índices crescentes de cesáreas a ponto dos colegas largarem a profissão.Aqui também. Nos paises nordicos vem a notícia nos jornais de esterilizaçao ,no passado, de centenas de estrangeiras,preservando, segundo Hitler, a eugenia.Polacas do tamanho de bonde.Comparar com nossas anãs da fome, é covardia. Será que posso fazer milagre ? Parto normal é normal em casa. Parto vaginal nem sempre é normal.Muitas coitadas deixarão de comer alguma coisa para poder pagar sua cesárea.Sempre falo aos meus colegas, nossa cidade é diferente,fazendo todo possível e o impossível estamos muito longe dos quinze por cento, felizmente .OLIDIO VAZ PRIMO -gineco-obstetra

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:36:10 2008