o PORQUE dos altos indices de cesarea

From: Guttenberg Primo (berg@usa.net)
Thu, 11 Jun 1998 11:38:57 -0700

:::fato da enfermeira obstretra assistir ao parto . Como :::enfermeira obstetra, :::quero esclarecer aos colegas que somos profissionais capacitadas :::pós-graduação (USP, UNIFESP, UFRJ) para que possamos assistir :::com qualidade

Sei, logico, q. existem excelentes enfermeiras obstetras com boa experiencia... isto nao foi por mim questionado...( nem poderia ). O que coloco,..é se havera...as enferm.(com exper.em obstetricia) junto a cada maternidade 24h...? E se( o ponto que coloquei): na pratica real do dia a dia...o obstetra ou melhor os obstetras...terao o devido sustentaculo/seguimento/entendimento da assistencia no pre-parto nos mais variados casos? E como seria em caso de processos?

Alguem da lista...conhece pessoalmente esta experiencia medico/enfermeira atuando junto no pre-parto no Brasil, e os seus resultados ?

:::Lógico que a enfermeira obstetra possui conhecimentos suficientes para :::solicitar a assessoria médica e até mesmo encaminhar ao médico aquilo que :::não for da sua competência técnica. :::A defesa pela cesárea colocada por algumas pessoas desta lista :::concepção equivocada, uma vez que hoje se trabalha com a

Um outro fator que os autores destacam é o conceito popular de que o parto vaginal trás mais riscos para o feto do que uma cesárea.

Estamos (creio eu) nao defendendo a cesarea, mas questionando o PORQUE do alto indice brasileiro... e todos estao sendo sinceros / honestos informando os seus indices altos...

Particulamente nao estou tb defendendo a via alta (mas tb nao a abomino), mas colocando a minha opiniao sobre outros motivos que levam ao alto indice de cesarea... Meu indice ( particularmente ) nao e baixo...75% tenho procurado diminuir...orientando todas as pacientes inclusive as com cesareas previas para cursos...de parto/yoga... informo tudo desde os riscos, a nao obrigatoriedade de repeticao de cesarea...etc... porem com certeza ja existe...um grande insconsciente coletivo que cesarea e igual a sucesso... e parto normal envolve riscos para o feto em casos de situacoes um pouco mais prolongadas... Agora acho que um fator fora o da esterilizacao e outros, que aumenta o indice de cesareas...e o subemprego... o medico q. tem de correr de galho em galho...deu 6 da manha...tem de pegar noutro emprego...

No DF um soldado da PM ( soldado mesmo, nao e oficial) ganha mais que um medico com 10 anos de servico publico estadual ( fundacao local). Quantos medicos aqui trabalham EM UM SO LOCAL - com um so vinculo? Eu trabalho em 3 locais...

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:36:10 2008