"oligohidramnia"

From: Francisco Antonio da Costa (fcosta@pop3.smtp.technet.com.br)
Mon, 02 Mar 1998 20:12:26 -0400

Gostaria de colocar uma situação que me ocorreu há alguns dias quando fui chamado a opinar no seguinte caso: Tratava-se de uma paciente IgOp com gestacao programada e super estimada, 34 anos, que foi solicitado USG para confirmar possível amniorex prematura. À ecografia observei: gestacao com feto unico, biometria compativel para 33 semanas, não se visualizou alteracoes morfologicas e importante oligohidramnia ( i.l.a de 1 cm), durante exame feto ativo, com Doppler da umbelical de (s/d) 2,3 e Art. cerebral media de 7.8 e uterinas abaixo de 3 e sem incisuras. Todos esses dados seguiram com o laudo e tão logo a paciente chegou ao consultório do colega o mesmo me ligou perguntando: - Quanto tempo posso esperar para um pouco mais de amadurecimento? ( por aqui nosso berçario deixa muito a desejar). Pergunto aos colega da lista, afora as condutas obstetricas usuais como controle de infeccao, e outras ...... Até onde um controle periódico com Dopler e ou Perfil biofisico Fetal nos dá segurança para mantermos esta gestação??? Indicariam amnioinfusão ( mesmo em amniorex) ? Como a intenção do colega era prosseguir até pelo menos 35/36 esta oligohidramnia não traria consequencias para expansão pulmonar??

Gostaria da opinião dos colegas.

Grato Francisco

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:35:45 2008