Re: Diabetica

From: Ricardo Savaris (savaris@orion.ufrgs.br)
Tue, 9 Dec 1997 15:28:53 -0200

--------- De: Carmine Masullo[SMTP:carmine@nitnet.com.br] Enviada em: Segunda-feira, 8 de Dezembro de 1997 23:45 Para: 'obstet-l@obgyn.net'; 'ultradia@io.com' Assunto: Diabetica

PCV, 20 anos, diabetica insulino dependente desde outubro/1994, sendo acompanhada por endocrinologista, agora com 36 semanas de gestacao. Dopplerfluxometria com 20 semanas: circulacao utero-placentaria com incisura bilateral e feto-placentaria normal. Nova doppler com 31 semanas: art. uterina dir. A/B 1.93, art. uterina esq. A/B 7.20, art. umbilical A/B 2.9, indice de pulsatilidade 1,07, art. cerebral media A/B 7,83,indice de pulsatilidade 2,18, indice umbilico-cerebral 0,49. Vem apresentando BCF, PA, AFU e Peso avaliados de 15/15 dias ate a presente data dentro do normal. Apresenta ainda hernia inguinal, que segundo cirurgiao geral necessita cirurgia, e a paciente solicitou caso seje cesareana fazer tambem a hernia. Logo lembrei que tenho voces ao meu lado e pergunto: 1) Cesareana ou parto normal ? Se cesarea quando ? Parto normal, se realizar cesarea proximo do termo > 39 semanas

2) Se cesareana vale a pena o cirurgiao geral fazer tambem a hernia juntos ? nao realizar a h'rnia durante a cesarea, esse tipo de hérnia geralemente ocorre pela distensao do utero, e como nesse caso a anatomia está alterada, deve-se esperar que volte ao normal para depois operar, se ainda persistir.

3) Vale a pena repetir a Doppler ? Sim, principalmente para verificar o fenomeno de centralizacao.

4) Que outros cuidados voces me aconcelham ? Nao realizar a cesarea eletiva sem realizar a maturidade pulmonar primeiro. Verificar o peso fetal na ecografia e avaliar a pelve da mae.

Obs. A paciente tem bom padrao socio economico. Antecipo agradecimentos a todos. Carmine Masullo ( e-mail: carmine@nitnet.com.br ) Ginecologista e Obstetra Niteroi, RJ

Cara Carmine,

eu coloquei uma questao sobre cesarea em uma pacietne de 14 anos depois de ter induzido por 10 horas e fui "queimado" pelas parteiras, quem sabe tu colocas essa pergunta para o pessoal do hemisferio norte?

--
Ricardo Savaris, MD, TEGO, MSc
Porto Alegre, Brazil
55 51 3301354
----------

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:35:36 2008