![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Caso de colegaFrom: berg@usa.netSun, 11 May 1997 11:50:40 +0000
> caro colega sou medico, cardiologista em juazeiro do norte, sul do > ceara, > faco parte de um grupo de medicos de uma reuniao cientifica as > segundas feira, na ultima um colega obstetra nos trouxe o seguinte > caso: senhora de 33 anos branca 24ª idade gestacional 3ª gestacao > com queixas de aumento rapido da altura do fundo uterino entre a 14ª > e 24ª semana. ao exame fisico apena um fundo uterino de 33cm, > restante inalterado, laboratorio um vdrl 1\4, usg mostrando um feto > em anasarca, com grande derrame pericardico e nao foi visualizado um > dos rins. > > obs.: a usg da 14ª semana foi normal; > > quero me desculpar, no entanto,o caso nao esta completo, carece de > mais dados, porem solicito do colega, se possivel, opiniao a > respeito de hipotese diagnostica, sugestao de exames complementares > e terapeutica. > olegario junior ---------- quero agredecer a atencao do colega. tenho alguns outros dados: a paciente tem o sangue o+, marido, a -; teve entre a 14ª e 24ª semana de gestacao um quadro de infeccao urinaria importante, fez uso de 10 amp. de benzetacil de 1200.000ui; s. ferroso, ac. folico, furosemida, comp. b, e ac. folico; foi realizado hoje uma outra usg, a pedido do colega que esta acompanhando agora o que pra surpres te todos foi observado as mesmas alteracoes da anterior, so com uma diferenca, foi visualizado os dois rins normais, inclusive, com dopplerfluxometria normal. olegario Opinioes? Guttenberg Primo MD Brasilia - DF / Brasil mailto:berg@usa.net Brazilian Obstetrics & Gynecology Web http://www.brnet.com.br/pages/primo/primo.htm
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:35:02 2008 |
|