![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Malformacao Fetal GraveFrom: Dr. Sergio P. Ramos (sergiopr@valley-bbs.com.br)Thu, 8 May 1997 01:01:36 -0300
Se calhar o ideal seria que a gravida ou os pais tivessem a nogao que quando fazem ecografia ou amnio, etc, nao vao saber que o bebe esta bem ou que e' saudavel. Porque isso e' impossivel!! Mas sim procurar um numero limitado de anomalias. Isto para que os pais possam decidir livremente, ou seja, antes de realizarem qualquer destes exames. Qual e' a vossa opiniao Ana Cristina Cunha Pois eh, como eu disse, o tema eh polemico. Nas gravidas acima de 39-40 anos eu informo que existe um metodo de detecao precoce de disturbios geneticos como a sindrome de down. Comento com o casal a respeito do metodo sua acuracia e seus perigos. Pergunto, em caso positivo, qual sera a conduta do casal. Se o casal diz que nao tera nenhuma conduta, mesmo que confirmada a anomalia, eu desaconselho o exame. E cruel esperar 30 ou mais semanas para ver uma anomalia. Concordo plenamente com a colega de Portugal que devemos saber os limites dos nossos pedidos e saber quais os reais anseios dos pais. No Brasil tem uma frase interessante: "O que os olhos nao veem o coracao nao sente..." Nao acho justo aumentar a ansiedade do casal acima do que ja eh normal na gravidez, transferindo para eles a nossa propria ansiedade como obstetras. Sergio Ramos Sao Jose dos Campos - SP
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:35:01 2008 |
|