![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: AnencefaliaFrom: acoelho@bluenet.com.brTue, 06 May 1997 18:08:44 -0500
>> Antonio Coelho: >> > >> > >Gostaria de saber qual a conduta dos colegas, frente uma Gestacao de 15sem + >> > > Laudo ecografico de Anencefalia. >> > > > Antonio Cojlho Garanhuns: >> > >> > Entendo que a gestagao com feto anencifalo, constitui motivo para enquadrar a >> paciente como passiva de risco de vida. > >E' uma boa forma de "contornar a lei" e a sua justificaçao tem plena >razao de ser. >Penso que nao deveria existir qualquer limitaçao para interrupçao nos >casos de malformaçoes incompativeis com a vida. Podera sempre >considerar-se uma antecipaçao do parto. >No entanto ja acompanhei gravidas que mesmo assim optaram por >continuar a gravidez a termo. Porque nao sugerir a doaçao de orgaos >destes fetos para transplante? > >Ja quanto 'a via do parto: > >>> normalmente se da por via alta. N > >Para nos sera a excepçao. Por exemplo quando houve uma >cesariana ha menos de um ano. > >Qual a opiniao dos colegas? > >No entanto parece-me ser importante uma analgesia eficaz durante o >trabalho de abortamento. >Em geral aconselhamos um periodo de 2 anos sem engravidar apos a >cesariana, facto que junto 'a morbilidade associada 'a cirurgia nos >faz optar pela via vaginal. > >Ana Cristina Cunha >Assistente Hospitalar de Ginecologia e Obstetricia >Maternidade Julio Dinis >Porto - Portugal >http://www.geocities.com/hotsprings/3184/frames.html > > Ola Ana Lucia. Acho que causei muita polemica quanto a via de parto no anencefalo. Claro que todos concordamos com a via baixa quando se trata de um termino inglorio. Os casos que tive de optar pela via alta ocorreram depois de exaustivas tentativas de induçao com ocitocicos e quando ainda não tinhamos conhecimento do misoprostol em obstetricia. O intervalo interpartal em casos de cesareana previa é convencional e nos serviços onde trabalhei, adotavamos 6 meses tambem por convençào. Concordo plenamente com a conduta do Cristian pois, comumente as malformações nao sao limitadas a um so orgao. Acho que ai no Porto, estas questões da doação de orgaos de fetos inviaveis estao mais avançadas que aqui no Brasil. Recentemente, assisti palestras do prof. Montenegro e fiquei impressionado com os progressos da medicina fetal. Abraços.
--
Antonio Coelho Garanhuns PE.
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:35:01 2008 |
|