Re: Quem tem medo de circular....

From: Antonio Coelho (acoelho@bluenet.com.br)
Sun, 30 Mar 1997 14:40:13 -0300

Prezados Colegas.

Tenho medo sim de circular de cordao. certa vez um colega obstetra ja de muita pratica, pedira-me que operasse sua esposa, por ja estar a mesma no termo da segunda gravidez , com cesarea anterior por distocia de colo (primipara idosa). cheguei no bloco cirurgico a paciente ja estava sendo submetida a anestesia e o colega munido de maquina fotografica para receber seu segundo filho que formaria um casal. Para minha surpresa deparei-me com um feto morto, macerado, com circular dupla de cordão causando estrangulamento. É sem duvida, uma fatalidade. Mas, se derem-me um diagnostico previo por ultrassom, vejo na cesareana uma pratica de valor inestimavel. Falando em cesareana, não sei porque tanta polemica sobre este procedimento. Vejo a maioria das medicas, esposas de medicos, optarem pela cesareana. Sabemos que o limite de 3 cesareanas é simplesmente uma convenção.O sangramento aumentado , as infecções, são perfeitamente controláveis e evitaveis por mãos hábeis. Somos criticados pela midia, por outros paises etc. Mas ninguem leva em consideração as condições que nos são impostas para a pratica medica por estes Brasis afora. Ainda convivemos com um simples Pinard na maioria das maternidades Brasileiras como unico instrumento de diagnóstico obstetrico. Os valores aviltantes pagos ao médico pelo nosso sistema de saude publica ; E é preciso que se diga, que a raça Brasileira é mestiça e como tal suscetivel a vicios pelvicos.

Abraços e feliz páscoa a todos.

--
    Antonio Coelho Tocoginecologista- Garanhuns PE Brasil.

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:34:51 2008