Re: Quem tem medo de circular de cordão?

From: Paulo Barrozo, MD (barrozo@ibm.net)
Sat, 29 Mar 1997 01:59:22 -0800

Christian Sgarbi wrote: >
> Caros Colegas,
>
> Eu e o Dr. Francisco Costa enfrentamos um mesmo problema: Diagnóstico da
> circular de cordão.

> Mas estamos começando a ter problemas com determinados médicos e com
> determinadas pacientes... Infelizmente, a paciente não têm culpa em ficar

> Gostaria de comentários.

Realmente este eh um problema muito serio. Minhas pacientes simplesmente ficam A-L-U-C-I-N-A-D-A-S quando o ultrassonografista faz um diagnostico de circular de cordao.

Comecam a me telefonar e ir ao consultorio por qualquer motivo, achando que o "bebe nao estah se mexendo", desejam interrupcao precoce da gestacao e algumas acabam ateh mudando de obstetra porque sempre tem um coleguinha mau carater disposto a fazer o que elas querem.

Com o atual clima de "caca as bruxas" que existe contra os medicos, imagine a felicidade de um advogado de acusacao ao se deparar com uma ultrassonografia mostrando uma circular de cordao em um processo contra um obstetra.

Voces sabiam que ocorreram varios casos de condenacao pela justica, de colegas que haviam sido declarados inocentes em processos no CRM ? Vi uma sentenca que comecava: Mais uma vez se manifesta o corporativismo em uma decisao do Conselho Regional de Medicina... e terminava: condeno o doutor...

Sei que o ultrassonografista nao deve omitir informacoes relevantes que encontrar durante o exame, mas a pergunta eh: mencionar a presenca de circular eh relevante? A mencao dessa informacao muda de alguma forma a evolucao ou o prognostico em relacao a gestacao?

Saudacoes,

-- 
--
==========================
====
Dr. Paulo R. M. Barrozo, M.D.
Secretary of Brazilian Society of Laparoscopic Surgery
Clinica Santa Helena - Head of Ob-Gyn Dept.
Cabo Frio - Rio de Janeiro - Brazil
Fax:+55 246 435103 Tel:+55 246 451200 Ext 207
barrozo@usa.net    barrozo@ibm.net
http://www.geocities.com/~pbarrozo
==========================
====

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:34:51 2008