![]() |
||||
|
||||
|
|
||||
Re: Quem tem medo de circular de cordão?From: Ricardo Marques (rmarques@mail2.esoterica.pt)Sat, 29 Mar 1997 01:39:32 +0000
Com vossa licenca, entro tambem nesta interessante conversa. Pela parte que me toca (e posso afirmar que e' a atitude mais consensual entre nos), a circular do cordao preocupa-me pouco, e nao me parece fundamental o seu diagnostico ecografico antenatal. Acho normal que o ecografista o refira no seu relatorio, mas inaceitavel que isso interfira com a conduta obstetrica. Eu proprio nasci com o cordao ao pescoco, a nao perdi a esperanca de ser presidente da Republica ;-). Tambem entre nos grassa a epidemia das cesarianas, mas, pelo menos em instituicoes publicas, que sao aquelas onde a maioria dos partos decorrem, as cesarianas devem ser justificadas e e' considerada ma' pratica obstetrica fazer vias altas por "da' ca' aquela palha". Por exemplo, a circular como indicacao operatoria seria sempre reprovada. Em contrapartida, tive uma vez um caso de no' verdadeiro do cordao com morte fetal no inicio do trabalho de parto. Foi algo de indiscritivelmente amargo, e por que espero nao ter que voltar a passar na minha vida obstetrica. Depois disso, tive mais tres casos de no' verdadeiro, com os be'be's a nascerem com 9-10 de I. Apgar!!! Nestas alturas lembro-me do que dizia o Hipocrates de Cos: "A arte e' longa, a vida breve, a experiencia enganadora, a ocasiao fugidia e o juizo dificil". Mas acrescento para as minhas gestantes que, se a natureza quisesse os be'be's a nascer por cima, tinha posto 'as mulheres um "fecho-eclair".
-- Ricardo Marques
Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net Última atualização: Mon May 19 16:34:51 2008 |
|