Quem tem medo de circular de cordão?

From: Christian Sgarbi (chris@urbi.com.br)
Fri, 28 Mar 1997 10:12:09 -0300

Caros Colegas,

Eu e o Dr. Francisco Costa enfrentamos um mesmo problema: Diagnóstico da circular de cordão. Com o aparecimento do doppler colorido, ficou muito fácil para nós poder-mos fazer diagnóstico da presença, número de voltas e grau de compressão de circulares cervicais. Pelo menos com minha experiência vejo que dá bons resultados, e o obstetra da paciente sente-se até mais seguro em saber o que estar por vir. Mas pelo menos falo por mim mesmo, não acredito que circulares cervicais sejam motivo de pânico para os colegas. Afinal, já me dizia um médico amigo e desconhecido (e com muita experiência, que me orientou na obstetrícia) que obstetra não tem medo de circular de cordão... E ainda dava risos dizendo que tem medo é a avó e o pediatra (de brincadeira é claro!). Mas estamos começando a ter problemas com determinados médicos e com determinadas pacientes... Infelizmente, a paciente não têm culpa em ficar pensando que o cordão pode enforcar seu neném (ela é leiga no assunto) e todos os vizinhos do mundo tem o verdadeiro prazer em agorar o filho da gestante. Mas o que é pior, e o que realmente deixa-nos com mal estar é saber que alguns colegas acabam se sentindo inseguros de fazer o parto, e pasmem! Fazem até cesárias no pré-termo em virtude da pressão da paciente! Não pedem nem uma cardiotocografia basal! Passam logo a faca...

Gostaria de saber se algum médico aqui se sente ultrajado, agredido ou indiginado ao dar-mos o diagnóstico de circular... Ou se acham que não deveríamos falar nada e deixar passar como desapercebido...

Gostaria de comentários.

[]'s Christian Sgarbi http://www.urbi.com.br/~angel/index.htm

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:34:51 2008