Doppler normal (será mesmo?)

From: Christian Sgarbi (chris@urbi.com.br)
Tue, 11 Mar 1997 19:57:25 -0300

Caro Claudio,

O problema de se realizar um doppler é saber exatamente o que deveria ser encontrado. Nas artérias uterinas se apresentasse a incisura bilateralmente (fluxo uterino alterado) , a única coisa que significa é possibilidade para toxemia, que não houve (pelo que eu saiba) nesta paciente .Mas, foi bem observado que se além das incisuras houvesse também resistência aumentada ( Ri>0,70) estas estariam ANORMAIS e cursaria com CIUR tipo simétrico por insuficiência útero-placentária, explicando o caso. Mas infelizmente não obtivemos este dado pela colega que nos expôes este intessantíssimo caso obstétrico. Quanto ao sofrimento crônico, seria de suma importância a análise da velocidade média da aorta torácica que tb não foi relatado no caso. Doppler em Obstetrícia é uma pesquisa, é como toda a pesquisa deve ser realizada com seriedade e muita atenção. E neste ponto em especial, o que você gostaria de saber é o mesmo que eu. Mas, pelo visto nunca saberemos, talvez porque o examinador que realizou o doppler não tenha se atentado para estes fatos. Fiquei durante minha especialização um ano na medicina fetal para aprender a fazer doppler, e assisto congressos, palestras, fitas de vídeo, leio livros americanos e ingleses e tenho uma experiência de mais de 100 exames por mês nestes últimos 2 anos com retorno dos colegas. Mas por incrível que pareça, tem médico que faz curso em Ribeirão Preto em duas semanas e chegam fazendo exames como expert's. Coisas de doido não acha?

[]'s Christian Sgarbi http:/www.urbi.com.br/~angel/index.htm

busca recomendada...
Google
OBGYN.net somente forums endozone.org Web
Entre as palavras-chaves para a busca:
Mensagens por tela: Mostrar apenas as mensagens que incluam todas as palavras-chave:

Voltar para  OBSTET-L World Wide Web page

Administrador da lista: flavio.monteiro.desouza@obgyn.net
Solicitações à lista: obstet-l-request@obgyn.net
Última atualização: Mon May 19 16:34:50 2008